sábado, 18 de abril de 2009

DEUS AINDA TEM ESPERANÇA


Existe vida após a morte?
Esta é uma pergunta errada, basicamente sem significado. Nunca se deve saltar a frente de si mesmo: existe toda a possibilidade de cair de cara. Deve-se fazer a pergunta básica, deve-se começar pelo principio. Minha sugestão é: faça uma pergunta mais básica.
Por exemplo, você pode perguntar, “Existe vida após o nascimento?” Isto seria mais básico, porque muitas pessoas nascem mas muito poucas têm vida. Você não está apenas vivo por nascer. Você existe, certamente, mas a vida é muito mais do que a mera existência. Você nasce mas, a menos que renasça no seu ser, não vive, nunca vive.
O nascimento é necessário, mas não é o suficiente. Alguma coisa mais é necessária, do contrário simplesmente se vegeta, simplesmente se morre. É claro, é uma morte muito gradual – e você esta tão inconsciente que nunca sabe, nunca se torna ciente disto. Do nascimento à morte, é uma longa progressão da morte. É muito raro encontrar alguma pessoa viva. Um Buda, um Jesus, um Kabir – eles estão vivos. E este é o milagre: aqueles que estão vivos nunca fazem a pergunta: “Existe vida após a morte?” Eles a conhecem. Eles sabem o que a vida é, e neste conhecer, a morte desapareceu. Uma vez que você saiba o que é a vida, a morte não existe. A morte existe apenas porque você não sabe o que a vida é, porque você está inconsciente da vida, da sua ausência de morte. Você não tocou a vida, portanto o medo da morte existe. Uma vez que você conheça o que é a vida, neste próprio momento, a morte se torna não-existencial.
Traga luz ao quarto escuro e a escuridão desaparece; conheça a vida é a morte desaparece. Uma pessoa que está realmente viva apenas ri da própria possibilidade da morte. A morte é impossível; a morte não pode existir, pela própria natureza das coisas: aquilo que é, permanecerá, permaneceu sempre. Aquilo que é não pode desaparecer. Mas não teoricamente; você tem que chegar a esta experiência existencialmente.
A morte traz um outro nascimento, um outro começo, uma outra jornada – mas isto será apenas especulação para você.
Você nasce, mas ainda não nasce realmente. Um renascimento é necessário; você tem que nascer duas vezes. O primeiro nascimento e apenas o nascimento físico, o segundo nascimento é o nascimento real; o nascimento espiritual. Você tem que chegar a conhecer a si próprio, quem você é. Você tem que fazer esta pergunta: Quem sou eu? E enquanto a vida estiver aí, porque não perguntar à própria vida? Porque se incomodar com a morte? Quando ela vier você pode encará-la e pode conhecê-la. Não perca a oportunidade de conhecer a vida enquanto ela está a sua volta.
Se você conhecer a vida, certamente irá conhecer a morte – e então a morte não é inimigo, a morte é o amigo. Então, a morte não é nada além de um grande sono. De novo há um amanhecer, de novo as coisas começarão. Então a morte não é nada além de um descanso – um tremendo descanso, um descanso necessário. Depois de toda a vida de labuta e cansaço, precisa de um grande descanso em Deus. A morte é voltar à fonte, exatamente como no sono.
Você tem uma pequena morte todas as noites. Você chama isto de sono; seria melhor chamar de pequena morte. Você desaparece da superfície, se move para o seu ser mais interior. Você está perdido, não sabe quem é. Você esquece tudo sobre o mundo, e os relacionamentos, e as pessoas. Você morre uma pequena morte, uma morte pequenina, mas mesmo esta morte pequenina o revive. De manhã, você está cheio de entusiasmo e energia novamente, de novo pulsando com a vida, de novo pronto para saltar para mil é uma aventuras, pronto para aceitar o desafio. À noite, estará cansado de novo.
Isto está acontecendo diariamente. Você não conheceu sequer o sono ainda; como pode conhecer a morte? A morte é um grande sono, um grande descanso após a vida toda. Ela o torna novo, o torna fresco, ela ressuscita.

MOJUD “O HOMEM COM
A VIDA INEXPLICÁVEL”

Havia um homem chamado Mojud.
Ele vivia numa cidade onde obteve um pequeno posto numa repartição pública, e parecia provável que terminaria seus dias como Inspetor de Pesos e Medidas. Um dia quando estava caminhando pelos jardins de uma antiga construção, perto de sua casa, Khidr, o misterioso guia dos Sufis, apareceu para ele, vestido num verde reluzente. Khidr disse: “Homem de brilhantes perspectivas? Deixe seu trabalho e encontre-me na beira do rio dentro de três dias.” E então desapareceu.
Mojud, trêmulo, foi até seu superior dizendo que tinha que partir. Todos da cidade logo ficaram sabendo disso, e comentaram: “Pobre Mojud! Ele enlouqueceu.” Mas, como havia muitos candidatos para seu emprego, logo o esqueceram. No dia marcado, Mojud encontrou-se com Khidr, que lhe disse: “Rasgue suas roupas e atire-se na correnteza. Talvez alguém o salve.” Mojud assim o fez, mesmo suspeitando ter enlouquecido.
Como sabia nadar, não se afogou, mas foi levado para bem longe, até que um pescador o puxou para seu barco, dizendo: “Homem tolo! A correnteza está tão forte. O que está tentando fazer?” Mojud respondeu: “Eu na verdade, não sei.” “Você é louco”, disse o pescador, “mas o levarei para minha palhoça ao longo do rio, e veremos o que pode ser feito por você.” Quando descobriu que Mojud era instruído, aprendeu a ler e a escrever com ele. Em troca, Mojud ganhava comida e ajudava o pescador em seu trabalho.
Depois de alguns meses, Khidr novamente apareceu, desta vez aos pés da cama de Mojud, e disse: “Levanta-se agora e deixe este pescador. Suas necessidades serão supridas.” Mojud imediatamente abandonou a palhoça, vestido como um pescador, e perambulou até chegar a uma estrada. Quando começou a amanhecer, viu um fazendeiro montado num burro, a caminho do mercado. “Você procura trabalho?” perguntou o fazendeiro, “porque preciso de um homem para me ajudar a trazer de volta algumas compras.” Mojud o seguiu. Trabalhou para o fazendeiro por aproximadamente dois anos, e durante esse tempo aprendeu muito sobre agricultura, mas pouco sobre outras coisas.
Uma tarde quando estava enfardando lã, Khidr apareceu para ele, dizendo: “Deixe esse trabalho, vá para a cidade de Mosul e use suas economias para tornar-se um comerciante de peles.” Mojud obedeceu. Em Mosul ficou conhecido como comerciante de peles, nunca vendo Khidr durante os três anos em que exerceu seu comércio. Havia economizado uma grande soma em dinheiro e estava pensando em comprar uma casa, quando Khidr apareceu e disse: “De-me seu dinheiro, saia dessa cidade e caminhe até a distante Samarkand, e lá rabalhe para um merceeiro.” Mojud assim o fez.
Logo começou a mostrar indiscutíveis sinais de iluminação. Curava os doentes, ajudava seu companheiro na loja durante suas horas vagas e seu conhecimento dos mistérios tornava-se cada vez mais profundo. Sacerdotes, filósofos e outros que o visitavam, perguntavam: “Com quem você estudou?” “É difícil dizer”, respondia Mojud.
Seus discípulos perguntavam: “Como você começou sua carreira?” Ele respondia: “Como funcionário público.” “E você abandonou o cargo para se dedicar a automortificação?” “Não, simplesmente abandonei.” Eles não o compreendiam.
Pessoas aproximavam-se dele para escrever a história de sua vida. “O que você fez na vida?”, elas perguntavam. “Pulei num rio, tornei-me pescador, depois deixei sua palhoça no meio da noite. Então tornei-me camponês. Enquanto enfardava lã, mudei e fui para Mosul, onde me tornei comerciante de peles. Lá economizei algum dinheiro, mas me desfiz dele. Então caminhei para Samarkand onde trabalhei para um merceeiro. E aqui estou agora.”
“Mas esse comportamento inexplicável nada esclarece sobre suas estranhas dádivas e maravilhosos exemplos”, disseram os biógrafos. “Isso é verdade”, disse Mojud. Então os biógrafos construíram para Mojud uma maravilhosa e excitante história; porque todos os santos devem ter suas histórias, e a história deve ser de acordo com o apetite do ouvinte, e não com a realidade da vida.
E a ninguém e permitido falar diretamente de Khidr. Por isso que este conto não é verdadeiro. Esta é uma representação de uma vida. Esta é a vida real de um dos maiores sufis.

TRANSFORMAÇÃO

Quando você está sentindo profunda confiança essa qualidade da confiança transforma sua vida, não importa a circunstância.

RELAXE A RESPIRAÇÃO

Sempre que você tiver tempo, apenas por alguns minutos, relaxe o sistema respiratório, nada mais -- não há necessidade de relaxar o corpo todo. Sentado no trem, no avião ou no carro, ninguém pode saber que você está fazendo alguma coisa. Apenas relaxe o sistema respiratório. Deixe-o ser como quando está funcionando naturalmente. Então feche os olhos e observe a respiração entrando e saindo, entrando...
Não se concentre! Se você se concentra, cria um problema porque então tudo o mais se torna uma perturbação. Se você tenta se concentrar sentado no carro, então o barulho do carro se torna uma perturbação, a pessoa sentada ao seu lado se torna uma perturbação.
Meditação não é concentração. É apenas estar consciente. Você simplesmente relaxa e observa a respiração. Neste observar, nada é excluído. O carro está roncando - OK, aceite isso. O tráfego está passando - está OK, parte da vida. O passageiro roncando ao seu lado, aceite isso. Nada é rejeitado.

VIVENDO NA ALEGRIA

Absolutamente sem razão alguma você, subitamente, se sente contente. Na vida comum, se existe alguma razão, você fica contente. Você encontrou uma bela mulher, e você fica contente, ou você conseguiu o dinheiro que sempre quis e você fica contente, ou você comprou a casa com um belo jardim e você fica contente, mas essas alegrias não pode durar. São momentâneas, não podem permanecer contínua e ininterruptamente.
Se sua alegria é causada por alguma coisa, ela desaparecerá, será momentânea. Breve o deixará em profunda tristeza. Todas as alegrias o deixam em profunda tristeza. Mas existe um tipo diferente de alegria que é um sinal confirmatório: subitamente você está alegre sem razão alguma. Você não pode localizar o porque. Se alguém perguntar porque você está tão contente, você não poderá responder.
Eu não posso responder porque eu estou tão contente. Não existe uma razão. É simplesmente assim. Agora, este contentamento não pode ser perturbado. Agora o que quer que aconteça, ele continua. Ele está presente, dia a dia... Você pode ser jovem, você pode ser velho, você pode estar vivo, você pode estar morrendo - ele está sempre presente. Quando você encontrou a alegria que permanece – as circunstâncias mudam, mas ela permanece – então certamente você está chegando mais perto do estado de buda.

MUDANÇA

Quando eu era jovem e livre, sonhava em mudar o mudo. Na maturidade descobri que o mundo não mudaria. Então resolvi transformar meu país. Depois de algum esforço, terminei por entender que isso também era impossível. No final de meus anos, procurei mudar minha família, mas ela continuou a ser como era. Agora no leito de morte, descubro que minha missão teria sido a mudar a mim mesmo. Se tivesse feito isso, eu seria capaz de transformar minha família. Então com um pouco mais de sorte, essa mudança afetaria meu país e, quem sabe, o mundo inteiro.

COISAS DA MENTE

Um homem, levado por sua imaginação, viu-se num pomar, roubando laranjas.
“Vou levar daqui este saco de laranjas” pensou ele ë com o dinheiro que obter, comprarei uma galinha.
A galinha vai botar ovos, choca-los e criar uma ninhada de pintos, que vão crescer e daí vou vende-los.
E comprar uma leitoazinha. Vou alimenta-la até que cresça numa porca vou cruzá-la, ficará prenhe e terá uma ninhada de porquinhos e vou vendê-los.
Com o dinheiro dos porquinhos comprarei um terreno para fazer um pomar; plantarei laranjas no terreno e não vou deixar ninguém roubá-las – vou montar guardas sobre as laranjas. Vou empregar um vigia bem forte e, de vez em quando, vou sair e gritar. “Hei, você aí, tome conta das laranjas”.
O homem estava tão arrebatado por seu pensamento que gritou no máximo de sua voz, o vigia ouviu-o, veio correndo, surpreendeu-o e deu-lhe uma boa sova.

CONFIANÇA

“Se você puder confiar, uma coisa ou outra sempre acontecerá e ajudará seu crescimento. Suas necessidades serão supridas. Tudo aquilo que for necessário numa determinada época, ser-lhe-a dado, nunca antes. Você somente o recebe quando precisa, e não há sequer um único momento de atraso. Quando você o necessita, você o recebe, imediatamente, instantaneamente! Essa é a beleza da confiança. Pouco a pouco você vai aprendendo como a existência dá a você, como a existência cuida de você. Você não está vivendo em uma existência indiferente. Ela não o ignora. Você está preocupado desnecessariamente; tudo é provido. Uma vez que descubra a chave de perceber isso, toda preocupação desaparece”

PIADAS OSHONIANAS

Um homem idoso foi procurar o seu médico:
“Estou com uns problemas de banheiro” – ele reclamou.
“Bem, vamos ver. Como está a sua micção?”
“Todas manhã as sete horas, como um bebê.”
“Bom e o movimento dos intestinos?”
“Às oito horas, todas as manhãs, como um relógio.” “Então, qual é o problema?”- Perguntou o médico.
“Eu não acordo antes das nove.”

*********************************************

PERÓLAS CULINÁRIAS

Mousse de Queijo
Ingredientes: 2 saches de gelatina sem sabor; 1 xícara de chá de água fria; 1 xícara de chá de maionese; 1 litro de creme de leite; 1 copo de requeijão; 200 gramas de mussarela ralada 100 gramas de queijo gorgonzola (se gostar de sabor mais forte pode colocar mais deste queijo); sal e pimenta a gosto.
Preparo: Hidrate a gelatina sem sabor na agua fria. Leve ao banho maria ate dissolver bem. Bata no liqüidificador a maionese, o creme de leite, o requeijão, a mussarela e o gorgonzola, junte a gelatina reservada, prove o sal e coloque em uma forma molhada e leve à geladeira. Desenforme no dia seguinte e decore a gosto.

*********************************************

ZEN

Zen é a coisa mais estranha que aconteceu em toda a espécie humana. Estranha porque tem prazer no vazio. Floresce do nada. Efetiva-se na inocência, no não saber. Não descrimina entre o mundano e o sagrado. Para o zen tudo o que é, é sagrado. Simplesmente vá para dentro do seu próprio ser. No silêncio do coração nada é perdido.
*********************************************

ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade é uma dádiva. Ela surge para aqueles que confiam, ela acontece para aqueles que amam, e que amam intensamente.
*********************************************

A LIÇÃO DOS GANSOS

4a PARTE - “Quando um ganso fica doente, ferido ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protege-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou se vão atrás de outro bando.”
– LIÇÃO: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.

*********************************************

ALIMENTAÇÃO

Uma dieta balanceada em vegetais pode intervir na origem de várias doenças: digestivas, hérnia, hemorróidas, úlceras, doenças cardiovasculares – hipertensão arterial, cardiopatia coronária, trombose, derrames cerebrais e vários tipos de cânceres. Nos vegetais existem substâncias protetoras contra a formação de células cancerosas. A fibra presente nos vegetais facilita o transito e absorção gastrointestinal dos alimentos, mecanismo de suma importância na prevenção de inúmeras doenças crônicas; e os vegetais têm a capacidade de neutralizar substâncias tóxicas ingeridas com outros alimentos.

*********************************************

SANNYAS

No dia 15 de julho, aconteceu mais uma cerimonia do robe branco com a entrega de Sannyas paras as amigas do Osho Zen Edenice e Emilia, que recebem o nome de “MA SHUNYAM TARPANA” para Edenice e “MA ANAND ALOPA” para Emilia. “Sannyas é uma espécie de discípulado. Tomar Sannyas também é um caminho, é um compromisso consigo mesmo de buscar o mundo do autoconhecimento, um mundo enorme ficou abafado desde que a gente era crianças com toda uma série de programas sociais, familiares, culturais etc. Sannyas é somente o começo, a semente de um mundo diferente, onde as pessoas são livres para serem elas mesmas. O único compromisso de um Sannyasin é com ele mesmo – isto é, meditar. Receba o parabéns de todos os seus amigos e companheiros de viagem do Osho Zen.

*************************************************
EXERCÍCIO DA SEMANA

**************************************************

O TRABALHO COMO MEDITAÇÃO


“ Sempre que você sentir que não está com muito bom humor, e não está se sentindo bem no trabalho, antes de começar a trabalhar, exale profundamente durante cinco minutos. Sinta que você está jogando fora seu mau humor pela exalação. E você ficará surpreso ao perceber que, de repente, voltou ao normal. A energia baixa e escura não está mais presente, desapareceu.
Se você conseguir transformar seu trabalho em meditação, isso será ótimo. Então a meditação nunca estará em conflito com a sua vida. Qualquer coisa que você faça, poderá tornar-se meditativa. A meditação não é algo separado; faz parte da vida. É como a respiração: do mesmo jeito que você respira para dentro e para fora, você medita também.
E nada de mais é preciso ser feito; apenas uma mudança de ênfase. Coisas que você tem feito sem cuidado, comece a fazer cuidadosamente. Coisas que tem feito apenas pelos resultados... Por exemplo, dinheiro. Ele é bom, mas você pode fazer dele um fenômeno maior. O dinheiro é bom e, se seu trabalho pode lhe dar dinheiro, é ótimo. As pessoas precisam de dinheiro. Mas ele não é tudo. Se é possível obter dinheiro e prazer ao mesmo tempo, por que não? O prazer não custa nada, é de graça.
Você precisa fazer o seu trabalho, amando-o ou não, por isso, fazendo-o com amor, você poderá colher muito mais coisas que, do contrário, estará perdendo. “


Nenhum comentário:

Postar um comentário