segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TANTRA - O DIVINO ENSINAMENTO

O CORPO
Como encontrar o bem estar?
A primeira coisa é o corpo. O corpo é sua base, é onde você está enraizado. Torná-lo a si mesmo contra seu corpo é destruí-lo. É torná-lo esquizofrênico. É torná-lo miserável, é criar o inferno. Você é o corpo. Com certeza, você é mais do que o corpo, mas esse mais virá mais tarde. Primeiro você é o corpo.
O corpo é sua verdade básica, então nunca esteja contra o corpo. Sempre que você está contra o corpo, está indo contra Deus. Sempre que você desrespeita seu corpo você está perdendo contato com a realidade, porque seu corpo é seu contato. Seu corpo é sua ponte. Seu corpo é seu Templo.
O Tantra ensina a reverenciar o corpo, a ter amor e respeito pelo corpo, gratidão pelo corpo. O corpo é maravilhoso. É o maior dos mistérios.
Mas você tem sido ensinado a ser contra o corpo. Então, às vezes, você está maravilhado por uma árvore, pela verde árvore – algumas vezes maravilhado pela Lua e pelo Sol, algumas vezes maravilhado por uma flor, mas nunca maravilhado por seu próprio corpo. E seu corpo é o fenômeno mais complexo da existência. Nenhuma flor, nenhuma árvore tem um corpo tão bonito quanto o que você tem. Nenhuma lua, nem um sol, nenhuma estrela tem um mecanismo tão evoluído quanto o que você tem.
Mas você foi ensinado a apreciar a flor, que é uma coisa simples. Você foi ensinado a apreciar a árvore, que é uma coisa simples. Você foi ensinado a apreciar as pedras, as rochas, as montanhas, rios, mas você nunca foi ensinado a respeitar seu próprio corpo, nunca a ficar maravilhado por ele. Sim, ele está muito próximo, então é muito fácil esquecê-lo. É muito óbvio, então é fácil negligenciá-lo. Mas este é o fenômeno mais bonito.
Se você olha para uma flor, as pessoas dizem: “Que sensibilidade!” E se você olha para um belo rosto de mulher ou um belo rosto de homem, as pessoas dizem: “Isto é luxuria”. Se você se aproxima de uma árvore, e fica lá, de pé, e olha de um modo deslumbrante para a flor – seus olhos arregalados, seus sentidos bem abertos para permitir que a beleza da flor o penetre – as pessoas irão pensar que você é um poeta, ou um pintor ou um místico. Mas se você se aproxima de uma mulher ou de um homem e fica lá de pé, com grande reverência e respeito, olha para a mulher com seus olhos bem arregalados e bebendo, através dos sentidos, a beleza da mulher, a polícia virá lhe pegar. Ninguém dirá que você é um místico, um poeta; ninguém vai apreciar o que você está fazendo. Alguma coisa está errada.
Se você vai até um estranho na rua e diz: “Que olhos bonitos você tem!”, você se sentirá embaraçado ele se sentirá embaraçado. Ele não será capaz de dizer “obrigado” para você. De fato, ele se sentirá ofendido. Ele se sentirá ofendido, porque quem é você para interferir em sua vida privada? Quem é você para ousar? Se você chega e toca a árvore, a árvore se sente feliz. Mas se você chega e toca um homem, ele se sentirá ofendido....O que está errado? Alguma coisa foi tremendamente danificada, e muito profundamente.
O Tantra ensina a recuperar o respeito pelo corpo, o amor pelo corpo. O Tantra ensina a olhar o corpo como a maior criação de Deus. O Tantra é a religião do corpo. Com certeza, ele vai além, mas nunca assentada na terra, ela tem raízes. Outras religiões são árvores sem raiz –mortas, estúpidas, moribundas, nelas a seiva não flui. O Tantra é realmente suculento, muito vivo.
O Tantra confia no seu corpo, em seus sentidos, em sua energia. O Tantra confia em você – in totum. O Tantra não nega nada, apenas transforma tudo.
Como alcançar esta visão tântrica? Este é o mapa para abri-lo, virá-lo do avesso e levá-lo além.
A primeira coisa é aprender a respeitar o corpo, desaprender todos os absurdos que lhe foram ensinados a respeito do corpo. Se você nunca se abrir, e nunca se voltar para dentro, nunca irá além. Comece pelo começo. O corpo é seu começo.
O corpo tem que ser purificado de muitas repressões. Uma grande catarse é necessária para o corpo. O corpo se tornou envenenado porque você tem estado contra ele; você o tem reprimido de muitas formas. Seu corpo está vivendo no mínimo, por isso você é miserável. O Tantra diz: o êxtase só é possível quando você está no máximo – nunca antes disso O êxtase só é possível quando você vive intensamente. Como você pode viver intensamente se está contra o corpo?
Você está sempre morno. O fogo abaixou. Através dos séculos o fogo tem sido destruído. O fogo tem que ser reacendido. O Tantra diz: primeiro purifique o corpo – purifique-o de todas as repressões. Permita que a energia do corpo flua, remova os bloqueios.
É muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha bloqueios, é muito difícil encontrar uma pessoa cujo corpo não esteja tenso. Afrouxe esta tensão – esta tensão está bloqueando sua energia. Não é possível fluir com esta tensão.
Por que todo mundo está tão tenso? Por que não se pode relaxar? Você já viu um gato dormindo, cochilando à tardinha? Tão simples e tão belo ele relaxado. Você não pode relaxar do mesmo modo? Você se agita e se vira na cama, não pode relaxar. E a beleza do relaxamento do gato é que ele relaxa totalmente e ainda está perfeitamente alerta.Um ligeiro movimento na sala, e ele abrirá os olhos, dará um salto e já estará pronto. Não é so ele estar dormindo. O sono do gato é algo para ser aprendido – o homem esqueceu. O Tantra diz: Aprenda com os gatos
Desde a primeira infância você tem sido programado para ser tenso. Você não respira – por causa do medo. Por medo da sexualidade as pessoas não respiram, porque quando você respira profundamente, sua respiração vai exatamente para o centro sexual e o atinge, massageando-o por dentro, excitando-o. Porque você tem sido ensinado que o sexo é perigoso, toda criança começa a respirar de uma maneira superficial – presa em cima, no peito. Ela nunca vai além disso, porque se ela vai além, de repente, há uma excitação; a sexualidade é despertada e o medo surge. No momento em que você respira profundamente, a energia sexual é liberada. A energia sexual tem que ser liberada. Ela deve fluir por todo seu Ser. Dessa forma se corpo se tornará orgásmico. Mas com medo de respirar, com tanto medo que quase a metade dos pulmões está cheia de dióxido de carbono..... Não é por acaso que a Yoga e o Tantra, ambos ensinam uma respiração profunda, o pranayama, para esvaziar seus pulmões do dióxido de carbono que é um veneno. Isto é o que tenho observado: que as pessoas que são sexualmente reprimidas se tornam não inteligentes. Apenas as pessoas com uma sexualidade muito viva são pessoas inteligentes porque a idéia de que sexo é pecado deve ter prejudicado a inteligência – deve tê-la prejudicado fortemente. OSHO – O LIVRO DA MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário