domingo, 8 de novembro de 2009

NÃO REJEITE A MENTE - ENTENDA-A

NÃO REJEITE A MENTE -- ENTENDA-A




Quando entende algo, você vai além disso - isso fica abaixo de você. A mente tem sua utilidade - uma grande utilidade. Não existiriam qualquer ciência sem a mente; qualquer tecnologia. Todos os confortos do ser humano desapareceriam sem a mente humana. O homem regrediria para o mundo dos animais ou até para um mundo ainda inferior. A mente nos deu muito.
O problema não é a mente. O problema é a sua identificação com ela. Você acha que você é a mente - aí está o problema.
Pare de se identificar com a mente. Seja o observador e deixe-a funcionar - sob sua vigilância, seus testemunho, sua observação. Uma diferença radical ocorre por meio da observação. A mente funciona com muito mais eficácia quando você a observa, porque todo o lixo é descartado e ela não precisa carregar um peso desnecessário - fica leve. E quando você se torna um observador, a mente também pode ter algum descanso. Do contrário, durante toda a vida a mente trabalha, dia após dia, ano após ano. Ela só pára quando você morre. Isso cria uma fadiga profunda, uma fadiga mental.
Agora os cientistas estão dizendo que até os metais se cansam - existe a chamada “fadiga do metal”. Então o que dizer da mente, que é extremamente sutil, que é tão delicada ? Trate-a com cuidado. Mas continue à distancia, indiferente, desapegado. Quando escreve, você não se torna a caneta, embora não possa escrever sem ela. Uma boa caneta é essencial para uma boa escrita. Se você começar a escrever com os dedos, ninguém entenderá o que escreveu, nem mesmo você, e será muito primitivo. Mas você não é a caneta e a caneta não é o escritor, é só um instrumento para escrever.
A mente não é o mestre, mas só um instrumento nas mãos do mestre.
Treinar a mente para a concentração é muito difícil; ela se revolta e continua a recair em antigos hábitos. Você a segura novamente e ela escapa. Você a leva para o assunto no qual estava concentrado e, de repente, descobre que ela está pensando um outra coisa - já até esqueceu em que estava concentrado. Não é uma tarefa fácil.
Mas colocá-la de lado é algo extremamente fácil - não é nada complicado. Tudo o que você tem que fazer é observar. Seja o que for que esteja passando na sua cabeça, não interfira, não tente detê-la. Não faça nada: qualquer coisa que fizer vai virar uma disciplina,.
Então não faça absolutamente nada. Só observe.
O que há de mais estranho sobre a mente é que, se você se tornar um observador, ela começa a desaparecer. Assim como a luz dispersa a escuridão, a atenção plena dispersa a mente, seus pensamentos, toda a sua parafernália.





Osho – Faça o seu coração vibrar

Um comentário:

  1. Excelente essa mensagem, achei muito instrutiva para mim e também de uma vibração única. Gosto de visitar essa página, porque sempre tem verdades reflexivas.

    ResponderExcluir