quarta-feira, 4 de maio de 2011

VIVER NÃO SIGNIFICA ENVELHECER

O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Ele pode perdê-la. Ele pode seguir respirando, pode seguir comendo, pode seguir envelhecendo, pode seguir se movendo em direção ao túmulo – mas isso não é vida. Isso é morte gradual, do berço ao túmulo, uma morte gradual com a duração de setenta anos.
E porque milhões de pessoas ao redor de você estão morrendo essa morte gradual, você começa a imitá-los. As crianças aprendem tudo daqueles que estão em volta delas e nós estamos rodeados pelos mortos.
Então temos que entender primeiramente o que se pode entender por “vida”. Ela não deve ser simplesmente envelhecer. Ela deve ser desenvolver-se. E isso são duas coisas diferentes. Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reinvidicam esse direito.
Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no principio da vida; significa afastar-se da morte – não ir na direção da morte.
Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você.
Você está se afastando da morte: chega a um momento em que você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas – nada morre, nada pode morrer.
A morte é a maior ilusão que existe.
Célio José Bighetti – Psicoterapeuta Holìstico e Instrutor de Meditação
E-mail : dharmagrahi@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário