domingo, 14 de junho de 2009

MEDITAÇÃO NÃO É PENSAÇÃO



“MEDITAÇÃO NÃO É PENSAÇÃO”





Diante dos resultados tão avassaladores é preciso tomar cuidado para não conotar a MEDITAÇÃO como sendo uma dessas poções mágicas que são vendidas nas portas dos circos.
Ë preciso isto sim ser conduzida a MEDITAÇÃO por instrutores capacitados para que não se caia nas mãos de usurpadores, tão comum nos dias de hoje.
Quando regras, normas ou rituais aparecem a MEDITAÇÃO se afasta, porque ela é a síntese da libertação, da alegria, e da felicidade. Na maioria das vezes as práticas meditativas sérias não são divulgadas abertamente, não para manter uma reserva de mercado, ela é ensinada num relacionamento direto entre professor e aluno e não conter nenhuma conotação religiosa, filosófica ou dogmática para que não se desfigure as comunicações passadas. A prática da MEDITAÇÃO deve se ater unicamente dentro do enfoque profilático e preventivo da saúde.
Dentro desse ponto de vista a MEDITAÇÃO não deve ser jamais praticada isoladamente, seguindo livros ou revistas porque desenvolve o aspecto unilateral e desequilibrado. Primeiro a pessoa deve passar por um processo de preparação para que depois tenha condições de se sentar em MEDITAÇÃO, pois quando isso não é observado a mente toma a condução dos trabalhos e deixa o praticante mais tenso e desorientado do que quando começou. Iniciar a prática da MEDITAÇÃO sem nenhum preparo, é como construir uma casa começando pelo telhado, transformando a MEDITAÇÃO numa fonte de intermináveis frustrações.


“Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o deixa satisfeito, seja o que for. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque em primeiro lugar você não estava esperando nada. Assim, a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por sua própria conta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário