sábado, 12 de dezembro de 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

U M A T É C N I C A

SHIVA-NETRA
(a meditação do terceiro olho)

Uma luz deve ser usada para esta meditação, tão azul quanto é a cor do terceiro olho. Se a meditação for feita em uma residência, pode-se usar uma luz azul comum, sem regulador de intensidade.
A meditação dura uma hora e tem dois estágios de dez minutos cada um, repetidos por três vezes.


PRIMEIRO ESTÁGIO: Senta-te inteiramente imóvel, e olha para a luz. Teus olhos devem estar frouxos e relaxados. Não importa que pisques. A luz deve começar diminuída e depois, lenta e brandamente, deve crescer para sua integral intensidade. Então, lenta e brandamente, deve ser novamente diminuída. Esse brilho e essa diminuição devem ser feitos três vezes, em cada um dos três dez minutos dos estágios de luz.
SEGUNDO ESTÁGIO: Fecha os olhos e, lenta e brandamente, oscila o corpo de um lado para o outro. Quando mudas de um lado para o outro, a energia de cada um dos olhos se moverá para o terceiro olho. Oscila brandamente como se fosses uma árvore que a brisa move.
.
TERCEIRO ESTÁGIO : Repete o primeiro estágio.
QUARTO ESTÁGIO : Repete o segundo estágio.
QUINTO ESTÁGIO : Repete o primeiro estágio.
SEXTO ESTÁGIO : Repete o segundo estágio.

Atenção: Use a sua sensibilidade e bom senso para produzir a música apropriada.

SW. Dharma Grahi - Terapeuta

SER TERAPEUTA

Aos olhos Orientais o paciente é uma pessoa que perdeu o seu contato com Deus. Ele se tornou muito egoísta. Ele criou uma tal Muralha da China à sua volta que ele não sabe mais o que Deus É, ele não sabe mais o que é a totalidade. Ele está tão desconectado das raízes da própria fonte da vida. É por isso que ele está doente, em sofrimento, mentalmente, fisicamente ou de qualquer outra maneira. A doença significa que ele perdeu a trilha da fonte. O curador, o Terapeuta no Oriente tem como função conectá-lo novamente. Ele perdeu a fonte, mas o Terapeuta ainda tem a conexão.
O Terapeuta está vazio, é como um bambu oco, simplesmente em sintonia com Deus, e a energia começa a fluir. E essa energia é tão vital, tão rejuvenescedora, que mais cedo ou mais tarde ela dissolve aquelas muralhas da china em volta do paciente, ele tem um vislumbre do NÃO-Ego. Este vislumbre o faz são e pleno.
Portanto, se o próprio Terapeuta é um egoísta, então é impossível, ambos são prisioneiros. Suas missões são diferentes, mas eles não podem ser de grande ajuda. Toda a abordagem sobre a terapia, é que o Terapeuta tem que se tornar um instrumento de Deus. Eu não digo que não saiba o know-how, a técnica. Saiba a técnica, o know-how, mas não faça desse saber uma disponibilidade para Deus atuar. Deixe Deus usá-lo. Aprenda a psicoterapia, aprenda todos os tipos de terapia, saiba tudo o que é possível saber, mas não se prenda a isto. Deixe Deus estar disponível através da terapia. Deixe Deus ser a fonte da cura e da terapia. Isto é que é AMOR. --- “OSHO”

TERAPIA É UMA FUNÇÃO DO AMOR

“Terapia é basicamente uma função do amor, e o amor somente flui quando não há ego. O terapeuta só pode ajudar o outro na medida em que ele não é egoísta. No momento em que o ego entra o paciente se torna defensivo. O ego é agressivo, ele cria uma necessidade automática no paciente de ser defensivo. O amor é não-agressivo. O amor ajuda o paciente a permanecer vulnerável, aberto, não-defensivo. Portanto sem amor não há terapia.
Terapia é uma função do amor. Logo com o ego o terapeuta não pode ajudar o paciente, pode até mesmo destruí-lo.
Em nome de ajuda o terapeuta pode mesmo obstruir o crescimento. Mas o pensamento ocidental está uma bagunça.
O oriente criou o Mestre, o ocidente criou o curador. No ocidente, quando as pessoas estão mentalmente perturbadas, elas vão a um curador, no oriente elas vão a um Mestre. A função do Mestre é completamente diferente.
O Mestre não ajuda a atingir um ego mais forte, ele faz o paciente sentir que o ego que ele tem já é demais. Ele ajuda a abandoná-lo! Deixe-o ir!
Uma vez que o ego foi abandonado o paciente subitamente é “UM”, pleno e fluídico. Não há nenhum bloco, nenhum obstáculo, nenhuma barreira. – “ego é a única barreira”.
É preciso entender que o paciente perdeu o seu contato com Deus; Ele (paciente) se tornou muito egoísta e perdeu esse contato. Ele criou uma grande Muralha em torno dele mesmo que ele não sabe mais o que Deus “É”. Ele está totalmente desconectado das raízes da própria fonte da vida.
É por isso que ele está tão desesperançado, perturbado mentalmente, desconectado.
O terapeuta tem como função conectá-lo com a fonte novamente. O paciente perdeu a fonte, mas o terapeuta ainda tem a conexão.
Portanto, entenda bem, se o próprio terapeuta é um egoísta, não há possibilidade, ambos são prisioneiros. São prisões diferentes, mas não deixa de ser prisão.
O amor relaxa o outro. O amor dá confiança ao outro. O amor banha o outro, cura suas feridas
A conexão só pode ser feita com o Deus que criou os homens e não com o Deus que os homens criaram” -- OSHO –

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

GAUTAMA BHUDDA

Buddha diz: A mente é um mágico; ela cria doenças, ela pode criar a cura.


A mente cria todo tipo de ilusão -- belo e feio, sucesso e fracasso, riqueza e pobreza...... a mente continua criando.


E uma vez que a idéia se instala em você, toda a sua energia de vida funciona para criar isto, para tornar isto uma realidade..


Todo pensamento se torna uma coisa e cada coisa no começo era somente um pensamento e nada mais


Você vive um tipo de hipnose.


Buddha diz que esta hipnose tem que ser quebrada e nenhuma outra religião tentou tão duramente quebrar esta hipnose. O homem tem que ser des-hipnotizado. O homem tem que se conscientizar de que tudo é mente: ambos, dor e prazer, nascimento e morte, TUDO É MENTE. E uma vez que isto tenha sido visto absolutamente, o mágico desaparece..... e então o que resta é verdade. E esta verdade liberta.



OSHO





Todos os problemas são psicossomáticos porque o corpo e a mente não são duas coisas. A mente é a parte interna do corpo e o corpo é a parte externa da mente, assim qualquer coisa pode começar no corpo e entrar na mente, ou vice versa; ela pode começar na mente e entrar no corpo, não existe divisão, não existem compartimentos impermeáveis.
Então todos os problemas têm duas extremidades: eles podem ser corrigidos através da mente ou através do corpo

APENAS A COMPAIXÃO É TERAPEUTICA

"Apenas a compaixão é terapêutica, porque tudo que é doentio nos homens se deve a falta de AMOR.
Tudo que há de errado com os homens está de alguma forma associado a essa falta de AMOR.
O sofrimento vem de não ter sido capaz de amar ou de não ter sido capaz de ser amado,
de não ter sido capaz de compartilhar seu ser.
É essa dor, é isso que gera vários complexos dentro de nós.
Essas feridas internas podem se manifestar de várias formas;
podem se tornar doenças físicas ou distúrbios psíquicos,
mas, lá no fundo, o sofrimento se deve a falta de AMOR.
Assim como o alimento é necessário para o corpo ,
o AMOR é necessário para a alma.
O corpo não pode sobreviver sem alimento ,
e a alma não pode sobreviver sem AMOR."
(Osho, A Sudden Clash of Thunder, # 8)

O QUE É UM TERAPEUTA

“APRENDA A TÉCNICA. APRENDEU? AGORA ESQUEÇA A TÉCNICA. TUDO VAI SER FEITO POR INTERMÉDIO DO AMOR, DA ATENÇÃO E DO ESTAR PRESENTE”.




“ESTAR PRESENTE”, NO MOMENTO PRESENTE, COM A PESSOA, SIGNIFICA ENTRAR EM CONTACTO NUM PROFUNDO NÍVEL BIOENERGÉTICO. ISSO IMPLICA CORRER RISCOS CONSTANTES NO QUE SE REFERE AOS SEUS PRÓPRIOS LIMITES E ASSIM CAMINHAR PARA ESSE ENCONTRO. PORTANTO, CADA SESSÃO DE TERAPIA QUE REALMENTE MERECE ESSE NOME É BASICAMENTE UMA HISTORIA DE AMOR. O TERAPEUTA PRECISA PRINCIPALMENTE AMAR SEUS PACIENTES, CASO CONTRÁRIO NADA SE MOVIMENTA. NÃO ESSE AMOR ESTERIOTIPADO, MENTAL, POSSESSIVO E NEM OUTRO TIPO DE COMPAIXÃO RELIGIOSA. ESTOU DIZENDO AO AMOR PROFUNDO, COM TUDO QUE ESTÁ VIVO, VIBRANTE, AO AMOR ESPIRITUAL.
QUANDO O CONTATO DO TERAPEUTA É FEITO NESSA DIREÇÃO -OCORRE- SÓ ENTÃO, A TRANSFERÊNCIA DA FORÇA CURATIVA EM TODOS OS SENTIDOS.

OSHO

domingo, 22 de novembro de 2009

T A N T R A

Quando o sexo for apenas um impulso inconsciente e mecânico dentro de você, estará errado. Lembre-se de que o sexo não é errado, é esse caráter mecânico que está errado. Se você puder trazer a luz de uma inteligência em sua sexualidade, essa luz irá transformar a sexualidade. Já não será sexualidade, será algo completamente diferente, tão diferente que você sequer possui uma palavra para isso.
No Oriente temos uma palavra, “tantra”. No Ocidente não há nenhuma palavra. Quando o sexo se junta, quando está entrelaçado com a inteligência, uma energia completamente nova é criada, e essa energia é chamada “tantra”. A palavra “tantra” significa a capacidade de expansão, aquilo que continua a expandir. O sexo reduz você, o tantra expande. É a mesma energia, mas ela faz uma virada. Não é mais egoísta, auto-centrada. Começa a se espalhar por toda a existência. No sexo, por um momento você pode atingir o orgasmo, e o custo é alto. No tantra você pode viver em orgasmo durante todo o dia, porque sua própria energia se torna orgasmática. E seu encontro não é mais com um individuo específico, seu encontro é com o universo em si. Você vê uma árvore, uma flor, uma estrela, e há algo similar ao orgasmo acontecendo.
A pessoa que se tornou completamente inteligente, alerta, desperta, vive de forma orgasmática. Todos os seus movimentos estão cheios de picos orgasmáticos, picos atrás de picos. E quando o tantra tiver acontecido, o sexo desaparece. O sexo é uma semente, o tantra é a árvore. Osho - Osho de A a Z

A NOSSA PERCEPÇÃO DA VIDA E DO SEXO

Os tempos atuais não permitem mais que nos mantenhamos alheios e ignorantes dos problemas cruciantes que se apresentam diante dos nossos olhos.
Não conhecemos nada da vida, entretanto agimos como se fossemos um mestre sobre ela. Não admitimos o nosso desconhecimento e até nos colocamos de nariz empinado diante do nosso semelhante.
Escondidos atrás dos tabus, dos dogmas e dos preconceitos, não aceitamos os fatos concretos que emergem a cada dia, tais como a miséria, o desespero, a ansiedade e o caos. Alem disso, há uma atitude de indiferença quando o assunto é Sexo e Vida. Todos dizem que querem chegar a Deus; muito bem, mas, onde nós estamos?
Agora, nós estamos encalhados na luxúria; agora, nós estamos encalhados no sexo – e, é a partir desse ponto, de onde estamos agora, que precisamos dar o primeiro passo. É imperativo compreender onde nós estamos agora. Pela aceitação desse fato simples, pela compreensão dessa realidade dura, nós poderemos ver também a possibilidade para o futuro. Para saber o que poderemos atingir, é importante saber o que nós somos.
Para chegar ao passo final é necessário dar o primeiro passo, porque o primeiro passo preparara o terreno para o segundo e, finalmente, para o último da jornada. Se o primeiro passo for dado na direção errada, nós nunca chegaremos ao destino almejado; poderemos acabar, ao invés disso, no deserto.
Achamos que conhecemos todas as respostas sobre eles, mas as conseqüências nos mostram que não temos nenhuma percepção mais clara sobre a vida e o sexo, dois nomes para um só fenômeno. Não sabemos nada sobre eles, talvez você não concorde e argumente: "Como você ousa me dizer que não sei nada, mas você sabe que eu sou casado e tenho filhos". Sim, dizemos nós, você pode ser tudo isso mas mesmo assim insistimos em afirmar que você não conhece a ciência da vida, o enigma do sexo.
Uma pessoa aperta o botão e acende a luz, aperta novamente, e a luz apaga. Ele faz isso continuamente, dias e dias, e não pode afirmar que conhece tudo sobre a eletricidade só porque apaga e acende a luz quando quer, coisa que até uma criança pode fazer, no entanto esse ato não o qualifica dizer que esse homem conhece a eletricidade.
Outro homem percorre com seu automóvel 1000 km e isso não quer dizer que ele conheça a mecânica automobilística. Ele pode dirigir um carro, mas isso não quer dizer que conheça o seu mecanismo interno.
Qualquer pessoa pode casar, pode ter filhos e isso não tem nada a ver com a compreensão sobre o sexo, ele pode permanecer ignorante do mecanismo do sexo. São coisas diferentes
Em verdade, o sexo não tem sido estudado e pesquisado profundamente porque todos acham que sabem tudo a respeito dele. Não ha necessidade de estudo sobre ele e este é um grande erro da humanidade.
No dia em que desenvolvermos um estudo serio, uma ciência sobre o sexo, produziremos uma nova raça humana. Não procriaremos mais seres humanos oriundos do pecado e da culpa, só porque sabemos "acender" e "apagar, mais nada.
Enquanto não aprofundarmos na questão do que é o sexo, qual é o projeto de Deus nessa questão e refletirmos conscientemente no assunto, não resolveremos nenhum dos problemas.
Recentemente a humanidade aprendeu sobre o Átomo e o mundo sofreu com isso uma grande mudança, e quando aprendermos completamente sobre o átomo do sexo a humanidade estará entrando verdadeiramente numa nova era de sabedoria.

domingo, 8 de novembro de 2009

NÃO REJEITE A MENTE - ENTENDA-A

NÃO REJEITE A MENTE -- ENTENDA-A




Quando entende algo, você vai além disso - isso fica abaixo de você. A mente tem sua utilidade - uma grande utilidade. Não existiriam qualquer ciência sem a mente; qualquer tecnologia. Todos os confortos do ser humano desapareceriam sem a mente humana. O homem regrediria para o mundo dos animais ou até para um mundo ainda inferior. A mente nos deu muito.
O problema não é a mente. O problema é a sua identificação com ela. Você acha que você é a mente - aí está o problema.
Pare de se identificar com a mente. Seja o observador e deixe-a funcionar - sob sua vigilância, seus testemunho, sua observação. Uma diferença radical ocorre por meio da observação. A mente funciona com muito mais eficácia quando você a observa, porque todo o lixo é descartado e ela não precisa carregar um peso desnecessário - fica leve. E quando você se torna um observador, a mente também pode ter algum descanso. Do contrário, durante toda a vida a mente trabalha, dia após dia, ano após ano. Ela só pára quando você morre. Isso cria uma fadiga profunda, uma fadiga mental.
Agora os cientistas estão dizendo que até os metais se cansam - existe a chamada “fadiga do metal”. Então o que dizer da mente, que é extremamente sutil, que é tão delicada ? Trate-a com cuidado. Mas continue à distancia, indiferente, desapegado. Quando escreve, você não se torna a caneta, embora não possa escrever sem ela. Uma boa caneta é essencial para uma boa escrita. Se você começar a escrever com os dedos, ninguém entenderá o que escreveu, nem mesmo você, e será muito primitivo. Mas você não é a caneta e a caneta não é o escritor, é só um instrumento para escrever.
A mente não é o mestre, mas só um instrumento nas mãos do mestre.
Treinar a mente para a concentração é muito difícil; ela se revolta e continua a recair em antigos hábitos. Você a segura novamente e ela escapa. Você a leva para o assunto no qual estava concentrado e, de repente, descobre que ela está pensando um outra coisa - já até esqueceu em que estava concentrado. Não é uma tarefa fácil.
Mas colocá-la de lado é algo extremamente fácil - não é nada complicado. Tudo o que você tem que fazer é observar. Seja o que for que esteja passando na sua cabeça, não interfira, não tente detê-la. Não faça nada: qualquer coisa que fizer vai virar uma disciplina,.
Então não faça absolutamente nada. Só observe.
O que há de mais estranho sobre a mente é que, se você se tornar um observador, ela começa a desaparecer. Assim como a luz dispersa a escuridão, a atenção plena dispersa a mente, seus pensamentos, toda a sua parafernália.





Osho – Faça o seu coração vibrar

sábado, 7 de novembro de 2009

sábado, 31 de outubro de 2009

PROJEÇÕES

È um fato conhecido: você não se apaixona por alguém; você não se apaixona pela pessoa real, você se apaixona pela pessoa de sua imaginação,E enquanto você não vivem junto, e você vê o outro da sua sacada, ou você encontra na praia por alguns minutos, ou você segura suas mãos no cinema, você começa a sentir: “Somos feito um para o outro”
Mas ninguém é feito um para o outro, Você vai projetando mais e mais imaginação sobre o outro, inconscientemente. Você cria um certa aura em torno dele e ele cria uma certa aura em torno de você. Tudo parece ser lindo, porque você faz tudo parecer lindo, sonhando, evitando a realidade. E ambos ficam sonhando, tentando de todas as formas possíveis não perturbar a imaginação do outro.
Assim, a mulher se comporta do jeito que o homem quer que ela se comporte; o homem se comporta do jeito que a mulher quer que ele se comporte. Mais isso só pode durar alguns minutos ou algumas horas no Maximo.
Uma vez que vocês se casem e tenham que viver juntos vinte e quatro horas por dia, torna-se uma carga pesada continuar fingindo alguma coisa que você não é.
Preencher a imaginação do homem ou da mulher, por quanto tempo você pode continuar representando? Mas cedo ou mais tarde torna-se um peso e você começa a se vingar. Você começa a destruir toda a sua imaginação que o homem criou em torno de você. Porque você não quer ficar aprisionado nela, você quer se livrar daquilo e ser você mesmo.
E a mesma é a situação com o homem: ele quer se livrar e ser ele mesmo. E esse é o conflito entre todos os amantes, em todas as relações.
A realidade é: somos sozinhos, somos estranhos e será muito melhor se aceitarmos a verdade básica de que somos estranhos.
Podemos saber o nome um do outro, podemos ter visto o rosto um do outro muitas vezes – isso não importa. Nossos seres estão tão escondidos e tão lá no fundo, que não há como eu poder tocar o ser de alguém, ou possa ver o ser de alguém – e é ai que reside toda a estranheza. Mas não acho que isso seja uma catástrofe, pelo contrário sinto isso com uma benção. Se não fôssemos estranhos seriamos Robôs. Nossa estranheza nos dá invidualidade, singularidade.



Osho.

TUDO PODE SER OU NÃO

A alegria pode ser um pensamento
O amor pode ser um pensamento
A compaixão pode ser um pensamento

Você só pensa na alegria
Quando você não está alegre,
Você só pensa no Amor quando
Você não está amando.

A mente lhe dá substitutos,
por você estar sem alegria,
a mente lhe dá a idéia
da alegria...

Como você não conhece o que
é o amor, a mente lhe dá
1001 definições de amor.

Quando você conhece o amor,
A mente não tem nada a fazer;
Ela pára.

O verdadeiro silêncio não é vazio,
não é uma espécie de ausência de tudo,
Ao contrário, ele é cheio,
- abundantemente transbordante -
Não de pensamentos,
Mas de experiências reais.

ESSA É A REVELAÇÃO.

ILUMINAÇÃO

No momento em que você se ilumina, toda a existência se ilumina. Se você estiver na escuridão, toda a existência estará na escuridão. TUDO DEPENDE DE VOCÊ.



Existem mil e uma idéias a respeito da meditação, predominantes em todo o mundo. A meditação é muito simples: nada mais é do que consciência. Ela não é entoar salmos, não é usar um mantra ou um rosário. Esses são métodos hipnóticos; eles podem lhe dar um tipo de repouso -- e nada há de errado com esse repouso; tudo bem, se estivermos simplesmente tentando relaxar. Qualquer método hipnótico pode ajudar, mas, se você desejar conhecer a verdade, então ele não será suficiente.

Meditação simplesmente significa transformar sua inconsciência em consciência. Normalmente, apenas um décimo de nossa mente está consciente, e nove décimos estão inconscientes. Apenas uma pequena parte de nossa mente tem luz, uma fina camada; fora essa parte, toda a casa está imersa na escuridão. E o desafio é ampliar tanto essa pequena luz que toda a casa fique repleta de luz, sem deixar um único recanto no escuro.

Quando toda a casa está repleta de luz, a vida é um milagre, tem a qualidade da magia. Então, ela não mais é comum -- tudo se torna extraordinário. O mundano é transformado no sagrado e pequenas coisas da vida começam a ter um imenso significado, jamais imaginado. Pedras comuns parecem tão belas quanto diamante.....toda a existência se torna iluminada. No momento em que você se ilumina, toda a existência se ilumina. Se você estiver na escuridão, toda a existência estará na escuridão. Tudo depende de você.


OSHO -- TODOS OS DIAS - 365 MEDITAÇÕES DIÁRIAS

domingo, 18 de outubro de 2009

A VIDA É POSSIVEL APENAS POR MEIO DE DESAFIOS

A vida é possível apenas quando você tem ambos, bom tempo e mau tempo, quando você tem ambos, prazer e dor, quando você tem ambos, inverno e verão, dia e noite. Quando você tem ambos, tristeza e alegria, desconforto e conforto. A vida se move entre essas duas polaridades. Movendo-se entre essas duas polaridades, você aprende como ter equilíbrio.
Entre essas duas coisas, você pode aprender como voar até a estrela mais distante.

As dificuldades sempre existem, é parte da vida. E é bom que existam, ou não haveria crescimento. Dificuldades são desafios. Elas o incitam a trabalhar, a pensar, a descobrir meios de sobrepujá-las. O próprio esforço é essencial. Assim, sempre tome as dificuldades como bênçãos. Sem dificuldades, estaríamos perdidos. Dificuldades maiores virão, e isso significa que a existência está cuidando de você, está lhe dando mais desafios. E, quanto mais você os soluciona, maiores desafios estarão esperando por você. As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento chega somente devido às dificuldades. Assim, nunca tome negativamente qualquer dificuldade. Descubra o algo positivo nela para o seu aprendizado. A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau. E se não houvesse essa rocha no caminho, como você se elevaria? E o próprio processo de ir acima dela, tornando-a um degrau, dá-lhe uma nova atitude de ser.
Quando você pensa criativamente sobre a vida, tudo é útil e tudo tem algo a lhe dar. Nada é sem sentido.

(OSHO)

sábado, 10 de outubro de 2009

SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE - OSHO

Somente uma pessoa amorosa, aquela que realmente é amorosa; pode encontrar o parceiro certo.
Essa é minha observação: se você está infeliz você irá encontrar alguém também infeliz. Pessoas infelizes são atraídas pelas pessoas infelizes. E isso é bom, é natural. É bom que as pessoas infelizes não sejam atraídas pelas pessoas felizes; senão elas destruiriam a felicidade delas. Está perfeitamente bem.
Somente pessoas felizes são atraídas pelas pessoas felizes. O semelhante atrai o semelhante. Pessoas inteligentes são atraídas pelas pessoas inteligentes; pessoas estúpidas são atraídas pelas pessoas estúpidas.
Você encontra as pessoas do mesmo plano. Então a primeira coisa a lembrar é: um relacionamento está fadado a ser amargo se este surgiu da infelicidade.
Primeiro seja feliz, seja alegre, seja festivo e então você encontrará alguma outra alma festiva e haverá um encontro de duas almas dançantes e uma grande dança irá surgir disso.
Não peça por um relacionamento a partir da solitude, não. Assim você estará indo na direção errada. Então o outro será usado como um meio e o outro lhe usará como um meio. E ninguém quer ser usado como um meio! Cada indivíduo único é um fim em si mesmo. É imoral usar alguém como um meio.Primeiro aprenda como ser só. A meditação é um caminho para ficar sozinho.
Se você puder ser feliz quando você está só, você aprendeu o segredo de ser feliz. Agora você pode ser feliz acompanhado. Se você é feliz, então você tem alguma coisa para compartilhar, para dar. E quando você dá, você obtém; não é de outra maneira. Assim surge uma necessidade de amar alguém.
Geralmente a necessidade é de ser amado por alguém. É a necessidade errada. É uma necessidade infantil; você não está amadurecido. É uma atitude infantil.
Uma criança nasce. Naturalmente, a criança não pode amar a mãe; ela não sabe o que é amar e ela não sabe quem é a mãe e quem é o pai. Ela está totalmente desamparada. Seu ser ainda está para ser integrado; ela ainda não está reunida.
Ela é somente uma possibilidade. A mãe precisa amar, o pai precisa amar, a família precisa banhar a criança de amor. Agora ela aprende uma coisa: que todos têm que amá-la. Ela nunca aprende que ela precisa amar. Agora a criança irá crescer e se ela permanecer presa nessa atitude que todo mundo tem que amá-la, ela irá sofrer por toda
sua vida. Seu corpo cresceu, mas sua mente permaneceu imatura.
Uma pessoa amadurecida é aquela que chega a conhecer a necessidade do outro: que agora tenho que amar alguém.
A necessidade de ser amado é infantil, imatura. A necessidade de amar é maturidade.
E quando você está preparado para amar alguém, um belo relacionamento irá surgir; de outra maneira não.
"É possível que duas pessoas num relacionamento sejam más uma para com a outra"?
Sim, isso é o que está acontecendo por todo o mundo. Ser bom é muito difícil. Você não é bom nem para si mesmo.
Como você pode ser bom para outra pessoa?
Você nem mesmo ama a si próprio! Como você pode amar outra pessoa? Ame a si mesmo, seja bom para si mesmo.
Os seus assim chamados santos têm lhe ensinado a nunca amar a si mesmo, para nunca ser bom para si mesmo.
Seja duro consigo mesmo! Eles têm lhe ensinado a ser delicado para com os outros e duro para consigo mesmo. Isso é um absurdo.
Eu lhe ensino que a primeira e mais importante coisa é ser amoroso para consigo mesmo. Não seja duro; seja delicado.
Cuide de si mesmo. Aprenda como se perdoar, cada vez mais e novamente; sete vezes, setenta e sete vezes, setecentos e setenta e sete vezes. Aprenda como perdoar a si próprio. Não seja duro; não seja antagônico consigo mesmo.
Assim você irá florescer.
Nesse florescimento você atrairá alguma outra flor. Isso é natural. Pedras atraem pedras; flores atraem flores. Assim há um relacionamento que possui graça, que possui beleza, que possui uma bênção nele.
Se você puder achar um relacionamento assim, seu relacionamento crescerá para uma oração; seu amor se tornará um êxtase e através do amor você conhecerá o que é o divino.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CONSCIÊNCIA

A sociedade está continuamente lhe dizendo o que está certo e o que está errado. Chamam a isso de consciência. Ela se fixa, fica implantada em você.. E você fica repetindo isso. Mas isso não tem valor, não é verdadeiro. O que é verdadeiro é sua própria consciência. Ela não traz respostas predefinidas sobre o que está certo e o que está errado. Mas, instantaneamente, em qualquer situação que surgir, ela lhe traz a luz, e você entende imediatamente o que deve ser feito.

A sociedade colocou dentro de você as idéias dela, que funcionam como se fossem a sua consciência. Mas, na verdade, não permitem que sua verdadeira consciência se manifeste, não permitem que sua própria consciência surja e tome conta da sua vida.
A sociedade é extremamente política. Do lado de fora, colocou de guarda, policiais e juízes. Do lado de dentro, colocou de guarda a consciência. Esse é o policial, o juiz interior. E, não estando ainda satisfeita com esse esquema, colocou de guarda, acima de tudo, um Deus, o superpolicial, o tribunal superior. Ele está vigiando tudo, em toda parte: mesmo quando você está no banheiro, ele o está vigiando. Alguém o segue continuamente, você nunca está sozinho para ser você mesmo.
Ao andar, ao sair para uma caminhada matinal, de certa forma você está em movimento e de certa forma não está. Seu corpo se move, sua mente se move, mas sua consciência é a mesma. Você foi uma criança, tornou-se um jovem, depois ficará velho. Tudo se moveu e, ainda assim, nada se moveu: sua consciência permanece a mesma.
Por isso, se você não tiver registros, se não tiver uma certidão de nascimento, se não tiver um calendário, fica difícil julgar sua idade. Se fechar seus olhos e tentar descobrir qual é a sua idade, você não conseguirá.
Digamos que lhe mostrem um retrato, ou uma série de retratos: você não irá acreditar que “aquele” é você. Você acha que consegue se reconhecer, no primeiro dia, no útero de sua mãe? Naquele momento você era apenas um ponto, invisível ao olho nu: era preciso um microscópio para vê-lo. Ainda assim, todas essas mudanças são secundárias. No centro, você continua o mesmo. Nada mudou, nada nunca muda.
Observe quando você sair para sua próxima caminhada: o corpo se move, mas algo em você permanece constante.

OSHO – de A a Z
Um dicionário espiritual do aqui e agora

ILUMINAÇÃO

No momento em que você se ilumina, toda a existência se ilumina. Se você estiver na escuridão, toda a existência estará na escuridão. TUDO DEPENDE DE VOCÊ.



Existem mil e uma idéias a respeito da meditação, predominantes em todo o mundo. A meditação é muito simples: nada mais é do que consciência. Ela não é entoar salmos, não é usar um mantra ou um rosário. Esses são métodos hipnóticos; eles podem lhe dar um tipo de repouso -- e nada há de errado com esse repouso; tudo bem, se estivermos simplesmente tentando relaxar. Qualquer método hipnótico pode ajudar, mas, se você desejar conhecer a verdade, então ele não será suficiente.

Meditação simplesmente significa transformar sua inconsciência em consciência. Normalmente, apenas um décimo de nossa mente está consciente, e nove décimos estão inconscientes. Apenas uma pequena parte de nossa mente tem luz, uma fina camada; fora essa parte, toda a casa está imersa na escuridão. E o desafio é ampliar tanto essa pequena luz que toda a casa fique repleta de luz, sem deixar um único recanto no escuro.

Quando toda a casa está repleta de luz, a vida é um milagre, tem a qualidade da magia. Então, ela não mais é comum -- tudo se torna extraordinário. O mundano é transformado no sagrado e pequenas coisas da vida começam a ter um imenso significado, jamais imaginado. Pedras comuns parecem tão belas quanto diamante.....toda a existência se torna iluminada. No momento em que você se ilumina, toda a existência se ilumina. Se você estiver na escuridão, toda a existência estará na escuridão. Tudo depende de você.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ONDE SE PODE ENCONTRAR SEMPRE A FELICIDADE

Procure no dicionário pela letra “f”- apenas ali você encontrará sempre a felicidade. Na vida, as coisas são muito misturadas. Dia e noite estão juntos, felicidade e infelicidade também . A vida e a morte estão juntas, assim como tudo está. A vida é rica por causa das polaridades opostas. A própria idéia de que se gostaria de ser feliz para sempre é estúpida. A própria idéia trará apenas infelicidade e nada mais. Você se tornará cada vez mais miserável, porque estará cada vez mais perdendo a sua chamada “felicidade eterna”. A sua ganância é demais.
Então quem é a pessoa feliz? A pessoa feliz não é aquela que está sempre feliz. A pessoa feliz é aquela que é feliz mesmo quando há infelicidade. Tente entender isso. A pessoa feliz é aquela que entende a vida e aceita as suas polaridades. Ela sabe que o sucesso é possível apenas porque o fracasso também é possível. Por isso quando o fracasso vem, ela o aceita.
Lembro-me de um incidente em minha infância. Um grande lutador de luta livre havia chegado na m8nha cidade. Todos eram muito interessados em luta livre, assim, a cidade inteira se reuniu. Eu vi muitos lutadores em minha vida, mas ele era realmente raro. Havia algo especial nele.
Durante dez dias a luta livre continuou, e todo dia ele derrotava um lutador famoso. Finalmente, ele foi declarado o vencedor. No dia em que ele foi declarado vencedor, saiu pela cidade e tocou os pés das dez pessoas que ele havia derrotado.
Todos ficaram perplexos com o que ele fez. Eu era uma criança pequena, fui até ele e perguntei: “Por que você fez isso? É estranho”.
Ele disse: “Eu sou vitorioso apenas por causa deles. Se eles não tivessem sido derrotados, se eles não tivessem permitido serem derrotados, eu não seria vitorioso. Assim, eu devo isso a eles. Como eu poderia ser vitorioso sem eles? Minha vitória depende da derrota deles, minha vitoria não é independente deles. Eu, realmente, me sinto muito grato a eles. Havia somente uma alternativa: ou eu seria derrotado ou eles seriam derrotados. E eles são pessoas boas, eles aceitaram a derrota”.
Essa é uma idéia Sufi ou Zen. As coisas são interdependentes: sucesso/fracasso, felicidade/infelicidade, verão/inverno, juventude/velhice, beleza/feiura – todos são interdependentes, eles existem juntos. E o homem que começa buscar um polo contra o outro está se envolvendo em problemas desnecessários. Isso não é possível, ele está desejando o impossível, e ele ficará muito frustrado.
Então, qual deveria ser a atitude? Quando a felicidade vier, curta a felicidade; quando a infelicidade vier, curta a infelicidade. Quando houver felicidade, dance com ela; quando houver infelicidade, chore com ela. E a isso que quero me referir quando digo “curta”. Infelicidade é uma necessidade. Se você puder aceitar a infelicidade tão suavemente quanto você recebe a felicidade, você transcenderá ambas. Nessa própria aceitação está a transcendência. Então a felicidade e a infelicidade não farão muita diferença para você, você permanecerá o mesmo .Quando houver tristeza, você experimentará o sabor dela, e quando houver alegria você também experimentará o seu sabor. E, às vezes, coisas amargas também são saborosas. OSHO

O MESTRE NÃO É UM CORPO

O Mestre não é um corpo. E quando eu digo isto, que o Mestre não é o corpo, eu quero dizer que ele não está confinado no tempo e no espaço. Não é uma questão de estar na presença dele. Onde quer que você esteja, se você estiver meditativo, você está na presença dele. Mesmo quando o Mestre está morto, ele pode ser consultado. Buda é consultado até hoje - e as respostas são recebidas.
Não é que Buda esteja sentado em algum lugar dando-lhe as respostas, mas quando você está em profunda meditação, você é o buda. A sua natureza- búdica surge e a sua natureza-búdica lhe dá as respostas. E então, Buda não mais está confinado em nenhum lugar.
Você pode estar em contacto com o seu Mestre onde quer que você esteja. O caminho não ir até o Mestre, o caminho é ir para dentro. Quanto mais fundo você chegar dentro de si mesmo, mais fundo você terá penetrado o Mestre...
Meu Caminho, o Caminho das Nuvens Brancas, # 13

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O TANTRA DIZ :

A personalidade irreal é sempre contra desfrutar alguma coisa .
Ela está sempre contra você : você não deve desfrutar .
Ela sempre é pelo sacrifício das coisas , pelo seu sacrifício pelos outros .
O tantra é uma abordagem basicamente diferente .
O tantra diz:
a menos que você possa desfrutar a si mesmo , você não pode ajudar ninguém a desfrutar .
A menos que você esteja realmente contente consigo mesmo , você não pode servir aos outros ;
você não pode ajudar os outros em direção ao contentamento .

Sua felicidade não é ruim , ela é boa. Ela não é pecado !
Somente a tristeza é pecado , somente ser miserável é pecado .
Ser feliz é virtude porque uma pessoa feliz não criará infelicidade aos outros .
Somente uma pessoa feliz pode ser um solo para a felicidade dos outros .
(Osho)

AUTOCONHECIMENTO

EMBORA NINGUEM POSSA VOLTAR ATRAZ E FAZER UM NOVO COMEÇO;
QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.
ANTES DE TUDO ANALISA E OBSERVA,
A MUDANÇA ESTÁ EM SUAS MÃOS.
REPROGRAMA A SUA VIDA, BUSCA O BEM E VIVERÁS PARA SEMPRE FELIZ.

(DESCONHEÇO O AUTOR)

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

Todos pensam e acham que sabem muito a respeito da vida e do sexo, mas se conhecessem e praticassem apenas uma gota do vasto oceano que são os mistérios deles, o mundo seria diferente. O social, a moral e a própria cultura fizeram do sexo algo sujo, feio, pecaminoso.
Os tabus foram tantos que o subconsciente não suporta o peso das profundas marcas que proíbem de sentir inclusive prazer pela vida.
Sempre que entramos num quarto para praticar o sexo, levamos junto a mãe, o pai, os tios e demais repressores, quando não, levamos Deus para ver o tamanho do pecado. Isso faz com que tencionemos, temos que acabar logo para sair correndo e suportar ainda mais e mais o peso do sentimento de culpa por termos feito algo errado. Com tanta culpa e medo, torna-se impossível haver entrega, e sem entrega não haverá prazer e o não prazer é a causa de tantos desastres na nossa vida, desde o trabalho que não dá certo, o dinheiro que não entra, até somatizações como: pólipos, miomas, fibromas, gastrite, ulcera, pânico, mau humor, irritação, intolerância, alem da própria impotência e frigidez, quando não o contrário, a linfomania, e o excesso de fantasia, que desvia de uma realidade transcendente. As neuroses, angústia, a feiúra, insipidez, são produtos da repressão da energia sexual e a falta de amor por tudo que nos cerca.
O ser humano à medida que vai crescendo, deixa que o ego se torne sua atenção principal. A ambição toma conta de sua vida e encontra cada vez mais menos tempo para amar, habitua-se a uma atitude até bastante deseducada do toma lá, dá cá, ou seja, querem sempre algo em troca pelo que se faz.
Por motivos diversos desde históricos, socioculturais e até anatômicos o homem perdeu o encanto e a magia do amor. O sexo tântrico fez com que homens e mulheres redescobrissem a arte e a poesia do amor, onde eroticidade e afetividade se encontrem. No tantra,o sexo é visto como um passeio, e num passeio, tudo é bom e alegre.
Começa por desmarcarmos todos os compromissos para evitar qualquer tensão, não temos a vontade e nem a ansiedade em terminar logo e realmente nos entregamos ao passeios , onde tabus e pudores não fazem parte da brincadeira, o homem e a mulher se fundem num abraço cósmico. O homem que simboliza a consciência cósmica é dinamizado pela natureza, a energia primordial. A mulher por sua vez revitaliza-se de consciência, num eterno jogo em união absoluta, (todos os chakras do corpo sutil se fundem para dar passagem à Kundaliní) o cosmo se move e cria, o sexo que é a pedra filosofal é a base para o elixir da longa vida, e no fogo de Eros está o divino; o prazer é profundamente prolongado é ampliado pois o jogos sexuais (leela) aumentam o magnetismo que aumenta a Kundaliní, que sendo uma energia nervosa, irriga os neurônios, ampliando nossas sensações de prazer, possibilitando o despertar da consciência através do próprio prazer.
Célio José Bighetti - Terapeuta

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NEM NO PASSADO E NEM NO FUTURO

Afaste a sua energia do passado. Não desperdice seu tempo com memórias.
O que passou, passou. Diga adeus e feche o capítulo.
E o que ainda não aconteceu, não aconteceu.
Não desperdice seu tempo e energia com a imaginação,
porque nenhuma imaginação jamais se realiza.
É por isso que existe este provérbio em todas as línguas:
“O homem propõe e Deus dispõe”,
porque você imagina uma certa coisa no futuro e nunca é daquela forma.
Afaste sua energia do passado e do futuro.
Estar, a cada momento, perceptivo, alerta, atento é a maneira de não perder o trem.
Cada experiência precisa de sua presença aqui, no momento.
E esse é um segredo simples, mas ele abre as portas da existência, de todos os mistérios,
de tudo o que vale a pena conhecer, que vale a pena experimentar, que vale a pena sentir, que vale a pena ser.
(Osho)

Célio José Bighetti – Psicoterapeuta Holístico

NÃO SE PREOCUPE....

Não se preocupe com críticas e não fique interessado em elogios. Se você estiver interessado em ser elogiado pelos outros, então você não poderá ficar indiferente à crítica. Mantenha-se à parte. Elogio ou crítica, é tudo a mesma coisa.

Cada um é único e incomparável. Você é simplesmente você: ninguém jamais foi como você e ninguém jamais será como você. E você não precisa ser como ninguém também

Nunca compare. Com a comparação surge o problema. Então você sente que está faltando alguma coisa. Então, você começa a pensar que deve haver algo de errado. (...)
Não compare. Fique contente consigo mesmo. Desfrute, deleite-se – ajude -se a ser você mesmo. Esse é o SEU jeito.
Nunca compare. Com a comparação surge o problema. Então você sente que está faltando alguma coisa. Então, você começa a pensar que deve haver algo de errado. (...)
Não compare. Fique contente consigo mesmo. Desfrute, deleite-se – ajude -se a ser você mesmo. Esse é o SEU jeito

COMPREENDENDO E LIBERANDO A RAIVA

Quando a raiva surge, imediatamente ficamos ligados na pessoa na pessoa que nos deixou com raiva e nunca naquele que está sentindo raiva. Se você é a causa da minha raiva, imediatamente começo a pensar sobre você e esqueço de mim completamente, embora a parte efetiva seja eu, que fiquei com raiva. Aquele que causou a raiva foi apenas uma causa, uma desculpa. Ele não importa mais. Ele jogou um palito de fósforo e explodiu a pólvora que existe dentro de mim. A centelha seria inútil se não houvesse munição dentro de mim. O que eu vejo não é a pilha de munição dentro de mim, mas a centelha do adversário. Então sinto que foi ele que causou todo o incêndio dentro de mim. A verdade é: ele apenas jogou um palito; foram os explosivos em mim que incendiaram. E também é possível que o homem possa não ter atirado o fósforo intencionalmente. Ele pode nem sequer estar ciente da conflagração dentro de você!
Você coloca toda a culpa por esse fiasco na outra pessoa. Assim, muitas das vezes o pobre homem não pode entender porque uma coisa tão pequena lhe perturbou tanto! A dificuldade é sempre essa. O assunto em questão é sempre bastante trivial, mas a raiva que é inflamada é colossal. Assim, aquele que causa a raiva fica sempre com dificuldade de entender como uma afirmação tão comum pode provocar tanta ira! Você mesmo pode ter, às vezes, ter ficado admirado de uma simples fala sua ter encolerizado tanto uma outra pessoa. Mas essa é uma falácia natural. Todo o fogo que queima dentro de mim, eu sinto que foi você quem criou. Você joga a fagulha e a pólvora que existe dentro de mim, explode. O quanto ela se espalha, é difícil de contar.
Sempre que a raiva se apodera de nós, nossa atenção fica focada na pessoa que a causou. Nesse caso, é difícil sair da raiva.
Quando alguém provocar raiva em você, esqueça a pessoa imediatamente e concentre-se naquele a quem a raiva está acontecendo.
(...)
E comece a olhar para dentro – para aquilo que está acontecendo dentro! Não reprima. Permita completa liberdade ao que estiver acontecendo. Feche-se no seu quarto e mergulhe totalmente no que está acontecendo. É melhor ver o que está acontecendo, da forma mais clara possível.
Se a raiva vocifera dentro, grite, berre, pule, fale, murmure, faça o que lhe aprouver. Feche as portas e observe a sua própria loucura em sua inteireza, pois os outros já a testemunharam muitas vezes. Só você que não viu; os outros já se divertiram às suas custas. Você só toma ciência quando a coisa acabou, quando o fogo se foi e só restaram as cinzas.
(...)
Se você quiser observar a raiva em sua inteireza, você terá que observá-la sozinho, na privacidade de seu quarto. Então, sozinho, você pode vê-la na totalidade, pois, então, não haverá nenhuma limitação. É por isso que aconselho a meditação do travesseiro(*) para algumas pessoas, de modo que elas possam observar sua raiva na totalidade.
OSHO, The Way of Tao, V

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TANTRA - O DIVINO ENSINAMENTO

O CORPO
Como encontrar o bem estar?
A primeira coisa é o corpo. O corpo é sua base, é onde você está enraizado. Torná-lo a si mesmo contra seu corpo é destruí-lo. É torná-lo esquizofrênico. É torná-lo miserável, é criar o inferno. Você é o corpo. Com certeza, você é mais do que o corpo, mas esse mais virá mais tarde. Primeiro você é o corpo.
O corpo é sua verdade básica, então nunca esteja contra o corpo. Sempre que você está contra o corpo, está indo contra Deus. Sempre que você desrespeita seu corpo você está perdendo contato com a realidade, porque seu corpo é seu contato. Seu corpo é sua ponte. Seu corpo é seu Templo.
O Tantra ensina a reverenciar o corpo, a ter amor e respeito pelo corpo, gratidão pelo corpo. O corpo é maravilhoso. É o maior dos mistérios.
Mas você tem sido ensinado a ser contra o corpo. Então, às vezes, você está maravilhado por uma árvore, pela verde árvore – algumas vezes maravilhado pela Lua e pelo Sol, algumas vezes maravilhado por uma flor, mas nunca maravilhado por seu próprio corpo. E seu corpo é o fenômeno mais complexo da existência. Nenhuma flor, nenhuma árvore tem um corpo tão bonito quanto o que você tem. Nenhuma lua, nem um sol, nenhuma estrela tem um mecanismo tão evoluído quanto o que você tem.
Mas você foi ensinado a apreciar a flor, que é uma coisa simples. Você foi ensinado a apreciar a árvore, que é uma coisa simples. Você foi ensinado a apreciar as pedras, as rochas, as montanhas, rios, mas você nunca foi ensinado a respeitar seu próprio corpo, nunca a ficar maravilhado por ele. Sim, ele está muito próximo, então é muito fácil esquecê-lo. É muito óbvio, então é fácil negligenciá-lo. Mas este é o fenômeno mais bonito.
Se você olha para uma flor, as pessoas dizem: “Que sensibilidade!” E se você olha para um belo rosto de mulher ou um belo rosto de homem, as pessoas dizem: “Isto é luxuria”. Se você se aproxima de uma árvore, e fica lá, de pé, e olha de um modo deslumbrante para a flor – seus olhos arregalados, seus sentidos bem abertos para permitir que a beleza da flor o penetre – as pessoas irão pensar que você é um poeta, ou um pintor ou um místico. Mas se você se aproxima de uma mulher ou de um homem e fica lá de pé, com grande reverência e respeito, olha para a mulher com seus olhos bem arregalados e bebendo, através dos sentidos, a beleza da mulher, a polícia virá lhe pegar. Ninguém dirá que você é um místico, um poeta; ninguém vai apreciar o que você está fazendo. Alguma coisa está errada.
Se você vai até um estranho na rua e diz: “Que olhos bonitos você tem!”, você se sentirá embaraçado ele se sentirá embaraçado. Ele não será capaz de dizer “obrigado” para você. De fato, ele se sentirá ofendido. Ele se sentirá ofendido, porque quem é você para interferir em sua vida privada? Quem é você para ousar? Se você chega e toca a árvore, a árvore se sente feliz. Mas se você chega e toca um homem, ele se sentirá ofendido....O que está errado? Alguma coisa foi tremendamente danificada, e muito profundamente.
O Tantra ensina a recuperar o respeito pelo corpo, o amor pelo corpo. O Tantra ensina a olhar o corpo como a maior criação de Deus. O Tantra é a religião do corpo. Com certeza, ele vai além, mas nunca assentada na terra, ela tem raízes. Outras religiões são árvores sem raiz –mortas, estúpidas, moribundas, nelas a seiva não flui. O Tantra é realmente suculento, muito vivo.
O Tantra confia no seu corpo, em seus sentidos, em sua energia. O Tantra confia em você – in totum. O Tantra não nega nada, apenas transforma tudo.
Como alcançar esta visão tântrica? Este é o mapa para abri-lo, virá-lo do avesso e levá-lo além.
A primeira coisa é aprender a respeitar o corpo, desaprender todos os absurdos que lhe foram ensinados a respeito do corpo. Se você nunca se abrir, e nunca se voltar para dentro, nunca irá além. Comece pelo começo. O corpo é seu começo.
O corpo tem que ser purificado de muitas repressões. Uma grande catarse é necessária para o corpo. O corpo se tornou envenenado porque você tem estado contra ele; você o tem reprimido de muitas formas. Seu corpo está vivendo no mínimo, por isso você é miserável. O Tantra diz: o êxtase só é possível quando você está no máximo – nunca antes disso O êxtase só é possível quando você vive intensamente. Como você pode viver intensamente se está contra o corpo?
Você está sempre morno. O fogo abaixou. Através dos séculos o fogo tem sido destruído. O fogo tem que ser reacendido. O Tantra diz: primeiro purifique o corpo – purifique-o de todas as repressões. Permita que a energia do corpo flua, remova os bloqueios.
É muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha bloqueios, é muito difícil encontrar uma pessoa cujo corpo não esteja tenso. Afrouxe esta tensão – esta tensão está bloqueando sua energia. Não é possível fluir com esta tensão.
Por que todo mundo está tão tenso? Por que não se pode relaxar? Você já viu um gato dormindo, cochilando à tardinha? Tão simples e tão belo ele relaxado. Você não pode relaxar do mesmo modo? Você se agita e se vira na cama, não pode relaxar. E a beleza do relaxamento do gato é que ele relaxa totalmente e ainda está perfeitamente alerta.Um ligeiro movimento na sala, e ele abrirá os olhos, dará um salto e já estará pronto. Não é so ele estar dormindo. O sono do gato é algo para ser aprendido – o homem esqueceu. O Tantra diz: Aprenda com os gatos
Desde a primeira infância você tem sido programado para ser tenso. Você não respira – por causa do medo. Por medo da sexualidade as pessoas não respiram, porque quando você respira profundamente, sua respiração vai exatamente para o centro sexual e o atinge, massageando-o por dentro, excitando-o. Porque você tem sido ensinado que o sexo é perigoso, toda criança começa a respirar de uma maneira superficial – presa em cima, no peito. Ela nunca vai além disso, porque se ela vai além, de repente, há uma excitação; a sexualidade é despertada e o medo surge. No momento em que você respira profundamente, a energia sexual é liberada. A energia sexual tem que ser liberada. Ela deve fluir por todo seu Ser. Dessa forma se corpo se tornará orgásmico. Mas com medo de respirar, com tanto medo que quase a metade dos pulmões está cheia de dióxido de carbono..... Não é por acaso que a Yoga e o Tantra, ambos ensinam uma respiração profunda, o pranayama, para esvaziar seus pulmões do dióxido de carbono que é um veneno. Isto é o que tenho observado: que as pessoas que são sexualmente reprimidas se tornam não inteligentes. Apenas as pessoas com uma sexualidade muito viva são pessoas inteligentes porque a idéia de que sexo é pecado deve ter prejudicado a inteligência – deve tê-la prejudicado fortemente. OSHO – O LIVRO DA MULHER

quarta-feira, 29 de julho de 2009

NÃO JULGUE

Não julgue, porque qualquer julgamento traz identificação. Não diga, 'Estes pensamentos são errados' e não diga, 'Estes pensamentos são bons'. Não faça comentários sobre os pensamentos. Deixe que eles passem como se eles fossem apenas a passagem do tráfego e você está de pé ali ao lado da rodovia despreocupado, olhando o tráfego. Não interessa o que está passando, um ônibus, um caminhão ou uma bicicleta. Se você puder observar o processo de pensamentos de sua mente com tal despreocupação, com tal desapego, não estará longe o dia em que todo o tráfego desaparece... porque o tráfego somente pode existir se você seguir dando energia para ele. Se você parar de dar energia para ele... E isso é o observar: parar de dar energia para isso, parar a energia que se move dentro do tráfego. É a sua energia que faz aqueles pensamentos se moverem. Quando a sua energia não os está alimentando, eles começam a cair, eles não conseguem se manter em pé por si mesmos. E quando a rodovia da mente estiver completamente vazia, você está dentro. Isso é o que eu quero dizer quando eu digo 'Vá para dentro'. E isso é o que Buda quer dizer quando ele diz: 'Siga a sua natureza'."

NÃO REJEITE A MENTE - ENTENDA-A

Quando entende algo, você vai além disso - isso fica abaixo de você. A mente tem sua utilidade - uma grande utilidade. Não existiriam qualquer ciência sem a mente; qualquer tecnologia. Todos os confortos do ser humano desapareceriam sem a mente humana. O homem regrediria para o mundo dos animais ou até para um mundo ainda inferior. A mente nos deu muito.
O problema não é a mente. O problema é a sua identificação com ela. Você acha que você é a mente - aí está o problema.
Pare de se identificar com a mente. Seja o observador e deixe-a funcionar - sob sua vigilância, seus testemunho, sua observação. Uma diferença radical ocorre por meio da observação. A mente funciona com muito mais eficácia quando você a observa, porque todo o lixo é descartado e ela não precisa carregar um peso desnecessário - fica leve. E quando você se torna um observador, a mente também pode ter algum descanso. Do contrário, durante toda a vida a mente trabalha, dia após dia, ano após ano. Ela só pára quando você morre. Isso cria uma fadiga profunda, uma fadiga mental.
Agora os cientistas estão dizendo que até os metais se cansam - existe a chamada “fadiga do metal”. Então o que dizer da mente, que é extremamente sutil, que é tão delicada ? Trate-a com cuidado. Mas continue à distancia, indiferente, desapegado. Quando escreve, você não se torna a caneta, embora não possa escrever sem ela. Uma boa caneta é essencial para uma boa escrita. Se você começar a escrever com os dedos, ninguém entenderá o que escreveu, nem mesmo você, e será muito primitivo. Mas você não é a caneta e a caneta não é o escritor, é só um instrumento para escrever.
A mente não é o mestre, mas só um instrumento nas mãos do mestre.
Treinar a mente para a concentração é muito difícil; ela se revolta e continua a recair em antigos hábitos. Você a segura novamente e ela escapa. Você a leva para o assunto no qual estava concentrado e, de repente, descobre que ela está pensando um outra coisa - já até esqueceu em que estava concentrado. Não é uma tarefa fácil.
Mas colocá-la de lado é algo extremamente fácil - não é nada complicado. Tudo o que você tem que fazer é observar. Seja o que for que esteja passando na sua cabeça, não interfira, não tente detê-la. Não faça nada: qualquer coisa que fizer vai virar uma disciplina,.
Então não faça absolutamente nada. Só observe.
O que há de mais estranho sobre a mente é que, se você se tornar um observador, ela começa a desaparecer. Assim como a luz dispersa a escuridão, a atenção plena dispersa a mente, seus pensamentos, toda a sua parafernália.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A ARTE DO TESTEMUNHAR

“Querido Osho,
Eu sempre estou oscilando entre uma excitação de alta energia, onde a vida é maravilhosa e é uma alegria estar só, e estes dias quando há uma tranqüilidade que é estúpida e enfadonha. Num momento existe energia, mas nenhuma consciência, e no outro existe consciência, mas nenhuma energia.
Existe um artifício para fazer com estes dois momentos estejam juntos?
Isto é uma coisa muito simples. Você diz que tem momentos de grande êxtase, cheio de energia, mas que você fica afogado nesta energia; o êxtase é tão intenso que você se esquece de ficar alerta. Você fica imerso naquele êxtase e a testemunha não está presente. E você diz que existem momentos quando está triste e entediado, mas a testemunha está ali.
Você simplesmente precisa que colocar as coisas no seu devido lugar. Comece com seu tédio e sua tristeza, porque a testemunha está ali e a testemunha será a ponte. Assim, quando você estiver triste e entediado, simplesmente observe este estado, como se ele fosse alguma coisa fora de você; ele é. Você sempre é uma testemunha e agora está testemunhando tristeza e tédio.
É fácil testemunhar a tristeza e o tédio, porque ninguém quer ficar mergulhado no tédio. E isto é muito importante porque você pode aprender toda a arte enquanto você estiver entediado. Simplesmente observe o tédio e na medida em que o seu testemunhar cresce, você verá que existe uma distância entre você e o tédio, a tristeza, a miséria, a dor e a angústia. Você não é parte de toda essa experiência; você está de pé no alto, acima das montanhas, um observador nas montanhas, e tudo mais está se movendo lá em baixo, no vale escuro.
Você já tem o segredo, só falta praticá-lo mais e mais. Sente-se ao lado de um burro, sente-se ao lado de um búfalo; fique olhando para o búfalo e você ficará entediado. Por todo lado você pode encontrar objetos que serão imensamente úteis. Você não precisa esperar pela chegada desses momentos, porque quem sabe quando o búfalo se aproximará de você? Por que não ir até o búfalo?
Você pode se enfiar no meio do gado e sentar-se entre os animais. Você se vai se sentir entediado. O gado fica pastando e mastigando o capim. Você acha que você vai começar a pastar? Você não vai se envolver naquilo. Sentado no meio do gado, entre os búfalos, você vai se sentir apenas como uma testemunha.
Não fique triste nem entediado. Deixe que o tédio esteja ali, assim como a tristeza. E você permanece sendo simplesmente uma testemunha. Nestas situações, isto é mais fácil. Depois que você já tiver fortalecido a sua testemunha, experimente então testemunhar aqueles momentos de êxtase, aquelas alturas... Aí será um pouco mais difícil, pois virá uma vontade de lançar-se naquele espaço cheio de ondas. Quem vai querer ficar sentado num banco só observando? Surge o medo de que aquele momento se vá, se perca, se ficarmos só observando.
Não se preocupe. Se você testemunhar, o momento vai permanecer ali, a experiência vai crescer ainda mais e vai tornar-se cheia de cores. Mas em momento algum fique identificado com a experiência. Permaneça desapegado, simplesmente um expectador.
A arte é a mesma, não importa se é com o tédio ou com o êxtase. O que importa é que você não esteja envolvido, que mantenha a distância, que permaneça ali, parado.
Awareness - Osho Zen Tarot
Quando testemunhar, você ficará surpreso, pois o tédio, a tristeza, a felicidade, o êxtase, seja o que for, vai começar a se mover para longe de você. Na medida que o seu testemunhar fica mais profundo e mais forte, se torna mais cristalizado, qualquer experiência, boa ou má, bela ou feia, desaparece. Existe um puro nada por toda a sua volta.
O testemunhar é a única coisa que pode torná-lo mais consciente do imenso nada que o circunda. E nesse imenso nada... Não é vazio, lembre-se. Em inglês não existe uma palavra para traduzir a palavra budista shunyata. Esse nada não é vazio, ele é cheio da sua presença, cheio do seu testemunhar, cheio da luz de sua testemunha.
Nesse nada, você se torna quase um sol, e os raios do sol movem-se dentro do nada em direção ao infinito.
Um dos místicos indianos, Kabir, disse, ‘Minha primeira experiência foi com o sol e na medida em que minha experiência foi crescendo, vi que o sol externo é nada e o sol interno é infinito. A sua luz preenche todo o infinito da existência. E em tal momento eu sou apenas uma testemunha; eu estou lá.’
Assim, comece testemunhando o seu tédio, a sua tristeza, porque a questão não é o objeto, a questão é a arte de testemunhar. Comece com qualquer objeto – raiva, ódio, amor, ciúme – qualquer coisa serve. Se você nada encontrar, pegue um espelho e olhe para a sua face, testemunhe-a. E você ficará muito surpreso, pois quando você está num completo estado de testemunhar, o espelho se torna vazio, você não está nele.
Em total testemunhar, o objeto desaparece.
Pela primeira vez você será capaz de ver o espelho como um nada.
Comece com coisas que são mais fáceis, e depois passe para as que são mais onduladas. A ponte é simples."
OSHO – From Death to Deathlessness – Disc n° 24
Tradução: Sw. Bodhi Champak

quarta-feira, 8 de julho de 2009

SE VOCÊ SABE QUEM VOCÊ É...

Se você não tiver nenhum ego, não importa se alguém diz que você é um idiota ou se alguém diz que você é um gênio. Não importa... são opiniões dos outros. Você sabe quem você é – você não depende da opinião dos outros.
Seu ego depende. Seu ego o mantém um escravo da sociedade dentro da qual você vive. Comumente as pessoas pensam que o ego é uma coisa preciosa. Ele não é nada mais do que a escravidão delas.


If you don't have any ego, it doesn't matter whether somebody says you are an idiot or somebody says you are a genius. It does not matter... they are their opinions. You know who you are -- you don't depend on other people's opinions. Your ego depends. Your ego keeps you a slave of the society in which you live. Ordinarily people think that their ego is something very precious. It is nothing but their slavery.
OSHO, The Great Pilgrimage, # 3

CELEBRIDADES FALAM SOBRE "OSHO"

fonte: http://www.otoons.com/osho/intellectual_impressions.htm

"Eu encontrei em ‘Nem Água Nem Lua’ um dos mais refrescantes, esmerados e encantadores livros que eu poderia imaginar. Um livro que nunca deixa de ser uma companhia confortante.Yehudi Menuhin (1916 – 1999) Um dos maiores violinistas do século XX
"Esses insights brilhantes beneficiarão todos aqueles que anseiam pelo conhecimento experiencial do campo da pura potencialidade inerente a todo ser humano. Este livro deve estar na estante de todas as bibliotecas e nos lares de todos aqueles que buscam o conhecimento do eu mais elevado. "Deepak Chopra, Autor de Ageless Body, Timeless Mind; Quantum Healing and Unconditional Life
"Osho é um místico gigante, o florescimento de uma inteligência sem igual e um daqueles raros humanos que se expressam com alegria."Paul Reps, autor de Zen Flesh, Zen Bones
"Osho é o homem mais perigoso desde Jesus Cristo. Obviamente ele é um homem muito firme, caso contrário ele não seria uma tamanha ameaça. Ele está dizendo aquelas mesmas coisas que ninguém mais tem coragem de dizer. Um homem que tem todos os tipos de idéias e elas não são apenas inflamáveis, elas também têm uma ressonância de verdade que assusta os monstros do controle.""Humor e brincadeira são uma transcendência tremendamente séria do mal, e isso é uma coisa que Osho compreendeu melhor que qualquer outro mestre contemporâneo que eu possa pensar. Gurdjieff tinha um elemento disso em seus ensinamentos, mas, certamente nos últimos cinquenta anos, não existiu outro mestre no mundo que tenha compreendido o valor da brincadeira e do humor tão bem quanto Osho."Tom Robbins, autor de Even Cowgirls Get the Blues, Still Life with Woodpecker and Jitterbug Perfume e outros.
"Osho é um mestre iluminado que está trabalhando com todas as possibilidades para ajudar a humanidade superar uma fase difícil no desenvolvimento da consciência”."The Dalai Lama
"Quando nós escrevemos e preparamos para a filmagem de Vanilla Sky, eu constantemente fazia uma checagem com os insights do Osho. Não é fácil apresentar a mente inconsciente com imagens e uma história. Osho é o único que consegue perfeitamente explicar tudo isso, o mais interno e o mais externo, e isso ajudou imensamente a mim e à minha equipe."Tom Cruise, ator e diretor
"Eu tenho ficado encantado ao ler os seus livros."Frederico Fellini
"Eu realmente mergulhei nos livros do Osho. Eu sempre amei os seus livros. Eles são o máximo."Marianne Williamson, autora
"Osho não está tentando fornecer informação, mas uma verdade que passa ao lado do pensamento consciente e de tudo que pertence a ele, exatamente como a mais importante das atividades humanas passa ao lado da mente."Bernard Levin, Jornalista, comentarista e escritor
"Pessoas iluminadas como Osho estão à frente de seus tempos. É bom que agora mais e mais pessoas jovens estejam lendo os seus trabalhos."K. R. Narayanan, presidente da India
"Eu li todos os seus livros."Shirley MacLaine
"Os livros do Osho inspiram-me a meditar. Eles me trazem uma paz mental."Kapil Dev, Super star de Cricket na India
"Eu li a maioria dos livros do Osho e ouvi gravações de suas palestras, e estou convencido de que na tradição espiritual aqui, como autor, está uma mente de brilho intelectual e habilidade persuasiva."James Broughton, poeta e autor
"Osho deu ao seu país e ao mundo uma visão, do que podemos nos orgulhar.”Chandra Shekhar, Primeiro-ministro da India
"Ele fala com familiaridade eloqüente virtualmente sobre todos os grandes místicos do mundo – mestres Zen, Hassids, Sufis, Bauls, Buda, Lao-Tzu, Jesus. Embora ele cutuque a mente, Osho é um guru dos intelectuais e sua mensagem é dirigida não aos cordeiros espirituais mas aos rebeldes e aos que aceitam correr riscos – pessoas que consideram a si mesmas inteligentes, aventureiras e independentes e que querem ser ainda mais."Annie Gottlieb, autora de Do You Believe in Magic?
"Ele é o mais raro e mais talentoso homem de religião que apareceu neste século."Kazuyoshi Kino, professor de estudos budistas, Hosen Gakuen College, Tokyo, Japão
"Eu tenho ouvido Shree Rajneesh e tenho me inspirado em suas palestras. O seu trabalho é sublime e busca liberar a alma dos humanos. Certamente sua apresentação é única, seu objetivo é grandioso e o seu sucesso em libertar cada pessoa da máfia que circunda a alma é recompensado através da leitura. Eu acredito que esta seja a consumação que a exposição a Osho possa ajudar."Shri. V.R. Krishna Iyer, Juiz da Suprema Corte indiana.
"Osho é um dos maiores místicos indianos. Eu o vejo como um dos grandes mestres, pensadores e filósofos mundiais, um dos grandes guias de nossos tempos. Eu tenho um enorme respeito por sua visão de mundo e pelo tipo de comunidade internacional que ele está constituindo. Eu sinto sempre a sua influência em minha vida."Kabir Bedi, astro do cinema international.
"Através de meu amigo Deepak Chopra eu cheguei até os livros do Osho que deram uma outra mexida profunda na minha vida. Eu lamento não ter estado com ele em pessoa e sinto muito pelo governo dos Estados Unidos terem perdido uma tal oportunidade em 1986."Madonna, Cantora e Performer,
"Eu nunca ouvi alguém tão bela e alegremente tornar inteiro e depois dissolver os problemas psicológicos que, por gerações, têm solapado nossas energias."Rev. Cain, capelão do Churchill College Cambridge
"Osho é a maior incarnação depois de Buda na Índia. Ele é um Buda vivo."Lama Karmapa, Líder do Kargyupta, (ou gorros vermelhos) Segmento do Budismo Tibetano
"Ninguém está mais qualificado para apresentar os místicos do que Osho, um homem que se sobressai mesmo no meio dessas elevadas companhias. Ele fala a partir de sua própria experiência, trazendo seus místicos predecessores para a vida, tornando-os contemporâneos."John Lilly
"Nunca antes ou depois eu encontrei alguém com tamanha visão criativa harmoniosa e imensa, abrangendo arte, ciência, psicologia humana e religiosidade. Certamente, sem a sua visão do novo homem, nós teríamos uma lacuna substancial."Dr. A. Schleger, Ph.D., Instituto de Tecnologia, Suiça
"Suas incríveis palestras gravadas e seus livros inspiram-me e a milhões de outras pessoas no caminho da auto-evolução... Ele é como um grande sino tocando: Acordem, Acordem, Acordem!"James Coburn, ator
"Eu me inspirei na sabedoria de Osho quando eu compus a canção 'How fragile we all are'; Ler os seus livros me trouxe uma esperança para a humanidade. Todo mundo deve dar uma olhada em suas palavras...."Sting, Cantor e Performer,
"Osho é um dos mais importantes educadores e líderes filosóficos e religiosos do século 20... Eu acredito firmemente que centenas de milhares de pessoas vão se emocionar, curtir e ganhar uma nova perspectiva na vida através da leitura de seus livros."Robert Rimmer, autor de The Harvard Experiment & Proposition 31
"O místico indiano Osho foi o mais bem sucedido na combinação das filosofias orientais com as técnicas terapêuticas ocidentais."Russel Chandler, autor de Understanding the New Age
"Os Upanishads falam sobre a sabedoria suprema; Osho nos diz como vivê-la."R.E. Gussner, professor de Religião, University of Vermont, USA
"Os ensinamentos de Osho abrangem, na verdade, muitas religiões, mas ele não se define com nenhuma delas. Ele é um iluminado palestrante sobre Zen, Taoismo, Budismo Tibetano, Cistianismo, antiga filosofia grega… e também um autor engenhoso."Nevill Drury, Dictionary of Mysticism and the Occult, USA
"Osho tem uma identidade própria sem igual. Nossa vida mundana pode tornar-se mais frutífera através da meditação e as pessoas podem evoluir para uma sociedade melhor com a ajuda da sabedoria do Osho."Rt. Hon'ble Shri Girija Prasad Koirala, primeiro-ministro do Nepal
"Tratados sobre o Budismo são muitas vezes secos e cheios de reverência, quando não são tediosamente escoláticos. Se a abordagem do Osho não é canônica, isso é compensado pela pulsação de vida, humor, insight penetrante e contínua provocação para que pensemos por nós mesmos."Guy Claxton, autor de Noises from the Darkroom
"Osho fala a linguagem do Yug Bhasha de hoje. A sua mensagem é para o mundo inteiro."Shri Krishnakant, vice-presidente da India,

quinta-feira, 2 de julho de 2009

<< O HOMEM E A MULHER>>




O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono; para a mulher fez um altar.
O trono exalta, o altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher, o coração.
O cérebro produz a luz.
O coração produz Amor.
A luz fecunda; o Amor ressuscita.
O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lagrimas.
A razão convence e as lagrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece e o martírio sublimiza.
O homem tem a supremacia; a mulher, a preferência.
A supremacia significa a força, a preferencia representa o direito.
O homem é o gênio, a mulher o anjo.
O gênio é imensurável; o anjo é indefinível.
A aspiração do homem é a suprema gloria.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A gloria tudo engrandece, a virtude tudo diviniza.
O homem é um código, a mulher, um evangelho.
O código corrige, o evangelho aperfeiçoa.
O homem pensa, a mulher sonha.
Pensar é ter uma palavra no cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço. Cantar é conquistar a alma.
O homem é um templo, a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos, ante o sacrário nos ajoelhamos.
Enfim, o homem esta colocado onde termina a terra.
A mulher, onde começa o céu.



(Victor Hugo)

domingo, 28 de junho de 2009

OS HUMORES NO RITMO DA VIDA

Existem três ciclos na existência humana. O primeiro ciclo é o físico. Ele leva vinte e três dias para se completar e ele afeta uma ampla extensão de fatores físicos, incluindo resistência à doença, força, coordenação e as outras funções básicas do corpo e a sensação de bem estar físico.
O segundo ciclo é emocional.. Ele leva vinte e oito dias para se completar, assim como no corpo feminino a menstruação leva vinte e oito dias para vir. Só agora a ciência está descobrindo que o homem também tem um tipo de período mensal e que depois de vinte oito dias ele acontece. O período feminino é visível e físico. O período do homem não é visível nem físico; é mais psicológico, mais emocional, mas ele acontece. O ciclo emocional governa a criatividade, sensibilidade, saúde mental , humor, percepção do mundo e de nós mesmos.
Quando a mulher tem o seu período, por três , quatro ou cinco dias ela está em miséria, triste, negativa, deprimida, morta , se sentindo muito para baixo, nervosa, mexida. Mas a mulher se acostumou a isto porque ele é visível. Aos poucos elas aprendem que isto tem que ser assim, então aos poucos elas não são tão infelizes. Isto é uma coisa de todo mês e tão visível, assim as coisas se acomodam. Mas o problema do homem é mais difícil. A menstruação está lá – a menstruação masculina – mas ela não é visível e você não sabe de onde ela vem e quando ela vem....Ela é um ciclo de vinte e oito dias no corpo; ela segue a lua. Assim sempre que existir uma lua você ficará mais feliz e sempre que não existir uma lua você será mais infeliz.
E então finalmente o terceiro ciclo. O terceiro ciclo é o ciclo intelectual. Ele toma lugar em um período de trinta e três dias. Ele regula a memória, a atenção, a receptividade ao conhecimento, e as funções lógicas e analíticas. A primeira metade de cada período é positiva e a segunda metade, negativa. Por algum tempo você está na fase negativa, depois na positiva e vice versa..Quando todos os três ciclos estão no positivo, picos de prazer e êxtase acontecem. E quando todos os três ciclos estão no negativo, você vive o inferno. Céu significa que todos os três estão no positivo e inferno é o outro extremo. E estar livre dos dois é nirvana, moksha, liberdade absoluta
Você apenas tem que entender as suas fases e ficar um pouco mais atento. Comece mantendo um diário sobre estas fases negativas. Dentro de três,quatro meses, você será capaz de fazer o seu gráfico e então você poderá predizer que na próxima segunda-feira você estará de mau humor.
Nos tempos antigos os yogis costumavam fazer estes gráficos. A ciência do biorritmo era bem conhecida e praticada nas escolas de Yoga e Sufi . E estes gráficos eram muito úteis porque se você sabe que na primeira semana de cada mês você se torna muito , muito negativo, então algumas coisas podem ser evitadas. Na primeira semana não faça nada daquilo que você possa se arrepender depois; não lute, não fique com raiva. As pessoas que realmente seguem estes gráficos não irão nem sair de seus quartos. Eles não farão nada nestes sete ou quatro ou três dias, porque tudo o que eles fizerem será errado.
E então você sabe quando o seu humor positivo vem. Este é o momento de se relacionar, de ir para as pessoas, de encontrar, e nada dará errado.Você estará em um estado completamente diferente. Olhando desse jeito, dentro de seis. oito meses você será capaz de se tornar uma testemunha e então nada perturba. Então você sabe que os ciclos são apenas parte da natureza – nada é pessoal. Vendo isto, você começa a
transcender.
Comentario Editorial
O Que a Meditação É- e o Que Ela Não É.
Existem muitas ideias, que são até mesmo contraditórias, sobre o que a meditação é. O principal na abordagem de Osho é a necessidade de o meditador entender a natureza da mente, ao invés de lutar com ela.

A maioria de nós quase sempre somos guiados, dominados por nossos pensamentos ou sentimentos. Segue-se que tendemos a pensar que somos esses pensamentos e sentimentos. Meditação é um estado de simplesmente ser, apenas pura experiência, sem nenhuma interferência do corpo ou da mente. É um estado natural mas que esquecemos como acessá-lo.

A palavra meditação é também usada para o que é, mais precisamente, um método de meditação. Métodos meditativos, técnicas ou expedientes são meios para criar um ambiente interior que facilita desconectar do corpo-mente para assim podermos simplesmente ser. Enquanto inicialmente isso ajuda a pôr o tempo de lado para praticar um método de meditação estruturado, há muitas técnicas que são praticadas dentro do contexto de nossa vida diária; no trabalho, no lazer, sozinho e com outros.
Métodos são necessários somente até o estado de meditação; de consciência relaxada, de conscientização e centramento; tornou-se não somente uma experiência passada, mas tão intrínseco para nós como a respiração.
Alguns Equívocos Comuns
Meditação é;


1) Somente para pessoas que estão em busca espiritual.
Os benefícios da meditação são múltiplos. O principal deles é a habilidade de relaxar e de ficar atento sem esforço. Ferramentas úteis para todos!
2)Uma prática para ganhar: paz mental.
Paz mental é um termo contraditório. Pela sua própria natureza a mente é uma comentarista crônica. O que você pode descobrir através da meditação é o jeito de descobrir a distância entre você mesmo e o comentário, para que a mente, com seu constante circo de pensamentos e emoções, não mais se intrometa no seu inerente estado de silêncio.

3)Uma disciplina mental ou esforço para controlar ou domar a mente, para tornar-se mais mental.
Meditação não é nem um esforço mental nem uma tentativa de controlar a mente. Esforço e controle envolvem tensão e a tensão é contrária ao estado de meditação. Além disso, não há necessidade de controlar a mente, apenas de entender como ela funciona. O meditador não precisa domar sua mente, para se tornar mais mental, Mas crescer mais em consciência.

4)Focalizar, concentrar ou contemplar.
Focalizar, como concentrar é um estreitamento da consciência. Você se concentra em um objeto e tudo mais é excluído. Por contraste, a meditação é tudo-incluído, sua consciência é expandida. O contemplador está focalizado em um objeto; talvez um objeto religioso, uma fotografia ou uma máxima inspirada. O meditador está simplesmente cônscio, mas não de algo em particular.
5)Uma nova experiência.
Não necessariamente; os atletas conhecem esse espaço, ao qual eles se referem como; a zona. Os artistas o conhecem através do canto, da pintura, tocar música. Podemos conhecê-lo através da jardinagem, brincando com as crianças, caminhando pela praia ou fazendo amor. Mesmo quando criança, tivemos experiências disso. A meditação é um estado natural e algo que você quase certamente provou, embora talvez sem saber o nome do sabor

domingo, 21 de junho de 2009

sábado, 20 de junho de 2009

EXISTEM DOIS TIPOS DE VÍCIO NA VIDA


Existem dois tipos de vício na vida – um é o vicio negativo: um homem torna-se alcoólatra, ou viciado em heroína, ou um fumante, ou qualquer outra coisa. E também existem os vícios positivos: um homem torna-se um meditador, ou torna-se um corredor, ou um grande nadador – estes são vícios positivos . O vício é o mesmo – se você é um alcoólatra, você sentirá falta se não beber ; então você sentirá essa falta tremendamente. O mesmo irá acontecer se você ficar viciado positivamente.
Se você correr todas as manhãs por uma hora, e um dia você não corre, você vai se sentir muito, muito triste, deprimido e sentir que algo está faltando – e também virá um sentimento de culpa. Ë claro que não há motivo para você se sentir culpado se correu ou não, mas a culpa também estará aí. Se pessoas que são orientadas pela vontade tornam-se negativamente viciadas, suas vidas são devastadas. Se tornam positivamente viciadas, são grandes criadores. O vício é o mesmo, a mente é a mesma....
Assim, se você pode começar a trabalhar em vícios positivos, você será tremendamente beneficiado. Por exemplo, meditação: escolha uma meditação e então coloque todo seu esforço nela. Este esforço deve ser muito regular, porque a vontade é criada apenas através da regularidade. Deve ser persistente e uma continuidade deve ser mantida. Mesmo perde-la por um dia será destruir muito – e pelo menos uma hora por dia deve ser dedicada a ela.
Muitas pessoas têm feito trabalhos de pesquisa sobre vícios e foi descoberto que leva pelo menos sessenta minutos por dia para se tornar viciado em alguma coisa, menos que isso não acontecerá. E leva pelo menos de três a quatro meses para se tornar realmente viciado: uma hora por dia por quatro meses ; este é o período. Uma vez que você se tornou viciado, então não há mais necessidade para qualquer esforço . Torna-se natural, torna-se sua segunda natureza.
Após fazer a meditação diariamente por uma hora, durante três , quatro meses, sem interrupção, qualquer meditação funciona e você começará a entrar em estado de transe. Isto pode acontecer através da corrida.
Corredores sabem disso – que após correrem por uma certa distancia eles perdem a mente e subitamente há um estado transcendental . Eles já não sabem mais quem eles são; eles são pura energia. Corredores sabem disso, dançarinos sabem disso, que após um certo momento o dançarino desaparece.... há apenas a dança. Quando este momento vem, é o momento da meditação.
No Japão tem sido usado todo tipo de coisa – arco e flecha, esgrima, luta romana – para meditação. E qualquer atividade será boa para você – algo como vipassana não irá ajudar muito. Se você precisa apenas se sentar silenciosamente, criará um problema desnecessário para você. Então escolha uma meditação ativa – a dinâmica é boa, a kundalini é boa, dançar é bom – e então persista.
Após três, quatro meses você se tornará um perfeito meditador . A única coisa é ser regular e não relaxar o esforço. É apenas uma questão de três quatro meses – este é o período mais importante. Uma vez que o fundamento está aí e você se tornou positivamente viciado, então o vício funciona.













DIÁRIO DE UMA DOMÉSTICA


Hoje de manhã eu fui à feira. Antes de sair, meu patrão me pediu para eu trazer figo. Aí eu perguntei:
- Figo fruta ou bife de figo? O homem ficou uma fera ! Gente fina, seu Adamastor, num ligo não. Ele tem sistema nervoso.Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar! Ele é Fiscal de Receita. Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro.
Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles. Acabou de ganhar um carro todo equipado. Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico. Não sei porque trio elétrico num carro. Deve ser porque ele gosta de música baiana. Ingrato esse Adamastorzinho. Fiz a comida preferida dele e ele ainda me chamou de burra. Eu disse, toda boba, quando ele chegou:
- Adamastorzinho, adivinha a comida que eu fiz pra você?
- Qual, Creusa?
- Começa com 'i'...
- 'I'???
- É, iiiiiii!!!
- IIIII..... num sei.
- Pensa: iiiiiiiii.
- Huuuummm, desisto.
- Instrogonofe!!!
Aproveitando a ausência dos patrões, Creusa pega o telefone e fofoca com a amiga Craudete:
- Cê num sabe da úrtima? Eu discubri que aqui nessa mansão que eu trabaio é tudo fachada!
- Como assim, Creusa? - pergunta a colega, confusa.
- Nada aqui é dos patrão! Tudo é imprestado! TUDO! Cê cridita numa coisa dessas? Óia só: a rôpa que o patrão usa é dum tal de Armani... a gravata é dum tal de Pierre Cardin... o carro é duma tal de Mercedes... nadica de nada é deles!
- Nooooossa, que pobreza!
- E, além de pobre, eles são muito ixibidos! Imagina que ôtro dia eu escutei o patrão no telefone falano que tinha um Picasso...
- E num tem?
- Que nada, fia... é piquinininho de dá até dó

sexta-feira, 19 de junho de 2009

OBSERVAR-SE


A única coisa que tem que ser aprendida é a observação.

domingo, 14 de junho de 2009

MEDITAÇÃO NÃO É PENSAÇÃO



“MEDITAÇÃO NÃO É PENSAÇÃO”





Diante dos resultados tão avassaladores é preciso tomar cuidado para não conotar a MEDITAÇÃO como sendo uma dessas poções mágicas que são vendidas nas portas dos circos.
Ë preciso isto sim ser conduzida a MEDITAÇÃO por instrutores capacitados para que não se caia nas mãos de usurpadores, tão comum nos dias de hoje.
Quando regras, normas ou rituais aparecem a MEDITAÇÃO se afasta, porque ela é a síntese da libertação, da alegria, e da felicidade. Na maioria das vezes as práticas meditativas sérias não são divulgadas abertamente, não para manter uma reserva de mercado, ela é ensinada num relacionamento direto entre professor e aluno e não conter nenhuma conotação religiosa, filosófica ou dogmática para que não se desfigure as comunicações passadas. A prática da MEDITAÇÃO deve se ater unicamente dentro do enfoque profilático e preventivo da saúde.
Dentro desse ponto de vista a MEDITAÇÃO não deve ser jamais praticada isoladamente, seguindo livros ou revistas porque desenvolve o aspecto unilateral e desequilibrado. Primeiro a pessoa deve passar por um processo de preparação para que depois tenha condições de se sentar em MEDITAÇÃO, pois quando isso não é observado a mente toma a condução dos trabalhos e deixa o praticante mais tenso e desorientado do que quando começou. Iniciar a prática da MEDITAÇÃO sem nenhum preparo, é como construir uma casa começando pelo telhado, transformando a MEDITAÇÃO numa fonte de intermináveis frustrações.


“Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o deixa satisfeito, seja o que for. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque em primeiro lugar você não estava esperando nada. Assim, a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por sua própria conta.”

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O QUE É MEDITAÇÃO




"A meditação deve, pouco a pouco, se espalhar por toda a sua vida.
Mesmo quando você for dormir, e estiver deitado em sua cama,
levará alguns minutos até você cair no sono.
Nestes poucos minutos, esteja alerta - do silêncio, da escuridão, do corpo relaxado...
Permaneça alerta à medida que o sono começa a descer sobre você,
até que você seja completamente dominado pelo sono."

MUDANÇA




Mude, mas comece devagar.
Porque a direção é mais importante, que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas,
calmamente, observando, com atenção, os lugares por onde você passa.
Tome outro ônibus. Mude por uns tempos o estilo de roupas.
Dê os seus sapatos velhos, procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia ou no parque
E ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama. Depois, procure dormir em outras camas.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura. Coma um pouco menos. Escolha comidas diferentes.
Novos temperos, novas cores, novas delícias.
Almoce em outros locais, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado...Outra marca de sabonete, outro creme dental...
Tome banhos em novos horários.
Use canetas de outras cores, vá passear em outros lugares,
ame muito, cada vez mais.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as, seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisa novas, troque novamente,
Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores
do que as já conhecidas, mas não é isso que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda.
"A única coisa que tem de ser aprendida é a observação. Observe! Observe cada ato que você faz. Observe cada pensamento que passa em sua mente. Observe cada desejo que toma posse de você. Observe cada pequeno gesto – andando, falando, comendo, tomando banho. Continue observando tudo. Deixe tudo se tornar uma oportunidade para observar."

OSHO, The Dhammapada, V.1, # 5

sexta-feira, 15 de maio de 2009

REJUVENESCIMENTO




Qualidade de vida feliz



¨Quem aprende o segredo da respiração
descobre a fonte da juventude ¨
(autor desconhecido)



A função da TERAPIA DA RESPIRAÇÃO no caminho do auto conhecimento é a mais importante coisa, porque a respiração é o ponto central. De um lado temos o corpo e do outro lado a alma.
Nós já existimos no plano físico e no reino da alma, mas é essencial movermos até o plano do PRANA, da respiração. Unicamente ele, o prana, pode acessar o reino do espírito.
Respirando, movendo e sentindo o nosso direito de nascer sorrindo. que é a nossa verdadeira natureza, re-lem-bra-mos outra e outra vez que a sociedade como um todo tem nos ensinado a castrarmos a nossa vitalidade, reprimirmos a sexualidade, e controlarmos nossos sentimentos e emoções.
Toda nossa energia é retida como tensão muscular em nosso corpo ou como problemas psicológicos na mente. Nesses encontros, tomamos contato com o poderoso método respiratório, utilizando um trabalho corporal para reconectar em uma direção de afirmação da vida.
Da mesma maneira que as tensões do dia-a-dia ficam retidas na musculatura do corpo, os problemas psicológicos e emocionais ficam fincados na mente das pessoas, prejudicando profundamente o rendimento em todos os aspectos.
Um número expressivo de pessoas ressaltam que imediatamente a pele torna-se aveludada, o cabelo mais sedoso e uma incrível vontade de viver a vida e saborear o néctar do êxtase, o rejuvenescimento.
È só respirar !!!


Célio José Bighetti – Psicoterapeuta